Um aniversário é sempre um excelente motivo para festejar e organizar uma festa inesquecível. Os mais pequenos adoram fazer anos! Contam os anos pelos dedos e esperaram ansiosamente pela chegada do grande dia.
Envolva o seu filho na organização de todos os detalhes, desde a escolha do tema à elaboração dos convites, planeamento das brincadeiras e preparação dos deliciosos petiscos.
Organizar uma festa para crianças não tem que ser uma tarefa complicada. Atualmente, muitos pais optam por fazer a festa em locais de diversão por ser mais prático e para conseguir convidar todos os amiguinhos.
Veja as nossas sugestões para organizar uma festa de aniversário de sonho para as suas crianças!
Organizar uma festa de aniversário para crianças
1. Decidir o local
Antes de mais, é preciso definir o local onde vai dar a festa. Em casa ou fora? Se optar por um parque de diversões, fica tudo mais simplificado. Só terá que tratar do aluguer do espaço, dos convites e das lembranças.
Já se optar por fazer a festa de aniversário em casa, terá muito mais trabalho – e diversão! – pela frente. Fazer a festa em casa exige mais organização e planeamento porque fica tudo à sua responsabilidade. A decoração do espaço, o menu, as brincadeiras, … terá que pensar em todos os detalhes.
Depois da festa. Também pode precisar de ajuda para arrumar o espaço. Pense na possibilidade de ter alguém a ajudá-la ou também poderá optar por comprar pratos, copos e talheres descartáveis para facilitar.
2. Escolher um tema
Organizar uma festa exige algum tempo e muitos preparativos, especialmente se decidiu fazê-la em casa. Envolva a sua criança em todos os detalhes para tornar tudo ainda mais divertido.
Comecem por escolher o tema. Não deverá ser muito complicado para o seu filho escolher o seu preferido Entre passatempos ou personagens da Disney, há um vasto leque de opções que se podem tornar no tema da festa.
Depois de escolhido o tema, será aplicado aos convites, à decoração do espaço e da mesa, ao menu, aos jogos e lembranças. Na internet, encontra inúmeras ideias para decorar. O difícil vai ser mesmo escolher!
Depois de definir o que vai fazer, elabore uma lista com tudo o que precisa de fazer e comprar. Defina o número de crianças (e adultos) que vai convidar, o seu orçamento e comece a partir dai.
3. Fazer a lista de convidados e os convites
Agora que já decidiu onde vai fazer a festa de aniversário e o tema está escolhido, está na hora de fazer os convites.
Elabore a lista de convidados, entre crianças e adultos. Se fizer a festa em casa e as crianças ficarem entregues ao seu cuidado, sem a presença dos pais, terá que pensar nos adultos necessários para a ajudar a supervisionar.
Se o seu filho já anda na creche, é natural que queira convidar os amiguinhos todos. Também há que contar com os irmãos, primos e filhos dos seus amigos.
Os convites podem ser feitos por si, de acordo com o tema escolhido, ou pode mandar fazê-los. O ideal é enviar os convites com pelo menos duas semanas de antecedência para dar tempo aos pais de se organizarem.
Se estiver no período escolar, pode pedir à educadora para colocar os convites na mochila.
Coloque a data, o local e a morada, a hora de início e fim da festa, o seu nome e número de contacto e a data limite para resposta para que também se possa organizar e saber com algum tempo de antecedência com quantos convidados pode contar.
Quando os pais ligarem a confirmar, pergunte se ficarão para a festa e se a criança tem algum tipo de alergia alimentar.
4. Pensar na decoração
Chegou a parte mais divertida da festa! Decorar o ambiente, os pratos dos bolos, os copos, definir o bolo de aniversário, escolher o menu, …
Se pesquisar na internet, encontra muitas sugestões que pode usar para imprimir e dar o seu toque pessoal a todo o ambiente da festa.
Também pode optar por mandar fazer a decoração a empresas especializadas e depois é só decorar as garrafas de água, os pratos, copos, travessas, colocar as bandeirinhas e os balões, …
5. Preparar o menu
A elaboração do menu para a festa de aniversário é outro momento divertido que pode partilhar com o seu filho. O menu deve ser simples, mas apelativo. Se houver crianças com alergias a determinados alimentos, não se esqueça de preparar opções específicas para elas.
Os alimentos que podem ser comidos à mãos ou em pequenas taças (como gelatina ou mousse de chocolate) são os mais indicados para as festas das crianças:
- sanduíches de queijo e fiambre em pão de forma recortado em formato de coração, peixes ou estrelas, mini-pizzas, batatas fritas, pipocas, cupcakes decorados com o tema da festa, água, sumos, leite em pacote, …
Se precisar de inspiração, pode dar uma espreitadela neste artigo.
6. Escolher o bolo de aniversário
O bolo de aniversário deve ser o centro da festa (para além do seu filho, claro!). Pode optar por comprar o bolo numa pastelaria, decorado com o tema da festa ou fazer em casa.
7. Organizar jogos e brincadeiras para todos
Pinturas faciais, insufláveis (para quem tem espaço exterior), experiências, desenhos, música para dançar, karaoke, palhaços ou outros animadores, vão tornar a festa inesquecível para as crianças.
Se tiver espaço, e de acordo com o número de crianças convidadas, crie diferentes espaços para brincar. Assim, não há momentos de tédio e consegue tê-las a todas sob controlo.
8. Lembranças
Por fim, não se esqueça de uma pequena lembrança para oferecer aos amigos. É um gesto simbólico e as opções são muitas.
Um caderno para pintar (que pode fazer com o seu filho, imprimindo desenhos da internet) com uma caixinha de lápis, uma espetada de gomas, um lápis divertido, …