Quanto tempo precisam as mães para reagir ao choro do bebé? Estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences revela que as mães demoram cerca de 5 segundos a responder ao choro do seu bebé e que este comportamento é idêntico em todo o mundo.
Reagir ao choro do bebé em 5″
Investigadores concluiram que as mães tendem a reagir da mesma forma perante o choro do bebé – pegando ao colo e conversando com ele – e que este comportamento parece ser programado nos circuitos do cérebro materno.
Choro do bebé e angústia dos pais
O choro do bebé é um dos aspetos da parentalidade que suscita mais angústia nos pais. Apesar de se saber que os bebés mais pequenos comunicam as suas necessidades através do choro e que chorar não significa necessariamente que esteja doente, o choro do bebé é perturbador para a maioria dos pais.
O estudo agora publicado (outubro de 2017) na Proceedings of the National Academy of Sciences sugere que as mães demoram cerca de 5 segundos a responder ao choro do bebé, independentemente da cultura ou do país de origem.
O estudo também sugere que o cérebro das mães parece programado para responder de imediato aos apelos do bebé o que pode dever-se ao vínculo que se estabelece precocemente entre a mãe e o bebé na gravidez e que se fortalece no pós-parto.
Choro do bebé
Os bebés choram para chamar a atenção dos pais e para comunicar as suas necessidades mais básicas. Se estão com dores, se se sentem inseguros, com fome, com frio ou com calor, irritados ou com dificuldade em adormecer, por exemplo.
Apesar de ser algo confuso no início, todos os pais são capazes de reconhecer a personalidade e os diferentes tipos de choro do seu bebé pouco tempo depois do nascimento. Alguns bebés são naturalmente mais ansiosos e precisam da presença dos pais para se acalmarem enquanto outros parecem ter uma maior capacidade de autorregulação desde pequenos.
Apesar de parecer frágil e vulnerável, o bebé vem equipado para seduzir os pais: o olhar, o sorriso e o choro. Para os bebés mais novos estes são os argumentos de que dispõe para chamar a atenção dos cuidadores e exprimir os seus sentimentos e necessidades.
Mães respondem ao choro do bebé em apenas 5 segundos
O estudo agora divulgado envolveu 684 mães de “primeira viagem” de 11 nacionalidades (Argentina, Bélgica, Brasil, Camarões, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão e Quénia) e concluiu que a reação da maioria das mães não difere entre si: elas precisam apenas de 5 segundos para consolar o seu bebé.
Os investigadores observaram e registaram a interação entre a mãe e o seu bebé, em casa. Os bebés tinham cinco meses de vida.
As mães parecem estar programadas para reagir ao choro do bebé. Quando o bebé chora, ocorrem alterações neuro-hormonais que a preparam, física e psicologicamente, ajudando-a a suportar o stress e o cansaço, fortalecendo, assim, a ligação emocional entre mãe-filho.
- 10 Razões para não deixar o seu bebé a chorar, até adormecer
- O que são bebés com altas necessidades ou bebés high-need?
Diferentes reações das mães tema para novos estudos
O choro do bebé pode desencadear dois tipos de comportamento nos pais / cuidadores: um sentimento de empatia face às necessidades do bebé ou uma reação negativa que se traduz em negligência ou mesmo maus tratos.
Os investigadores esperam que estes resultados motivem a realização de outros estudos para compreender o que motiva diferentes formas de reagir ao choro do bebé.