A hora do conto nas redes sociais partiu do projeto de Eventos Culturais e Comunicação Bairro dos Livros. Com o contributo de alguns escritores e contadores de histórias, surgiu a Biblioteca Emocional. Este é um projeto que consiste na publicação de vídeos onde os escritores e contadores explicam aos mais pequenos a razão de estarmos todos em casa e leem histórias. É a hora do conto no conforto do lar.
Hora do conto
A iniciativa Hora do Conto online arrancou no dia 16 de março com o conto “A história de uma história” apresentado pela escritora Raquel Patriarca.
Na página de Facebook, o Bairro dos Livros sugere às famílias ligarem “o computador a uma televisão ou aparelhagem, para que as vozes encham a sala, espalharem as almofadas, as mantas e os peluches no chão“, porque afinal “está na hora do conto!”.
“Se vivermos «com um pé na primavera», como sugeriu o Fernando Assis Pacheco, não temos de nos preparar para a sua chegada. Hoje a poesia vai ter de ser celebrada em casa, bairristas, mas é o melhor para todos!”, pode ler-se na rede social a propósito do Dia Mundial da Poesia, celebrado no passado dia 21 de março, e da atual conjetura que nos obriga a ficar de quarentena em casa com os mais pequenos.
Um conto por dia nem sabe o bem que lhe fazia
O projeto vai prosseguir ao ritmo de um conto por dia, e conta com a participação de escritores e contadores de histórias, como por exemplo Adélia Carvalho, Rui Portulez, Aurelino Costa, entre outros.
“O feedback que temos tido é que os miúdos adoram”, declara uma das responsáveis da cooperativa cultural Maria Inês Castanheiro.
“Estão a viver o vídeo de uma forma especial porque sabem que outros meninos também estão a ver ao mesmo tempo. É uma maneira de nos sentirmos ligados e os pequeninos sentem isso”, conclui.
O que não faltam são ideias para entreter os miúdos. Além da hora do conto online, existem muitas outras atividades educativas para fazer em casa. Fazer experiências semanais (através do site The Inventors Digital), concertos para bebés online, entre muitas outras.
Aproveite ainda esta altura para fazer um calendário familiar para a quarentena. Assim, conseguirá organizar o seu tempo de forma a conseguir trabalhar, brincar, estudar e entreter a pequenada.