O que a criança faz com livros:
- Aprende a segurar o livro bem e a virar as páginas.
- Procura para a frente e para trás num livro as ilustrações que já conhece e de que mais gosta.
- Diz frases completas de cor.
- Por vezes consegue dizer histórias completas.
- Relaciona o texto com a imagem.
- Protesta quando o adulto se engana numa palavra de uma história conhecida.
- Lê sozinha os livros conhecidos.
O que os pais devem fazer:
- Continuar a usar os livros nas rotinas diárias.
- Ler na hora de ir para a cama.
- Dispor-se a ler a mesma história muitas vezes.
- Perguntar “O que é isto?”
- Relacionar os livros com as experiências da criança.
- Dar à criança papeis, lápis e canetas e incentivá-la a desenhar e escrever linhas imitando a escrita.
Livros mais adequados:
- Coloridos, com páginas de cartão – mas também com páginas de papel.
- Livros cómicos.
- Rimas, canções e textos repetitivos que possam aprender de cor.
- Livros sobre: crianças e famílias; fazer amigos; alimentos; animais; camiões; carros; comboios e barcos.
- Livros de palavras associadas a imagens.