O que a criança faz com livros:
- Sabe segurar um livro correctamente.
- Voltas as páginas uma de cada vez.
- Ouve histórias mais compridas.
- Pode voltar a contar uma história conhecida.
- Compreende o que é o texto.
- Distingue histórias contadas de histórias lidas.
- Move o dedo ao longo do texto.Começa a conhecer as letras do alfabeto.
- “Escreve” o nome.
- Pode começar a saber ler palavras e expressões.
O que os pais devem fazer:
- Continuar a ler os livros preferidos e apresentar outros como surpresas agradáveis.
- Ler e reler ao ritmo do interesse.
- Perguntar “O que aconteceu?”
- Incentivar a criança a escrever e a desenhar.
- Deixar a criança memorizar e contar a história.
- Conversar sobre livros.
- Comparar imagens de dois livros que representam o mesmo objecto e falar sobre as diferenças de cor, tamanho, etc.
Livros mais adequados:
- Livros de histórias.
- Livros sobre crianças que são como eles e que vivem como eles – mas também livros sobre diferentes lugares e diferentes formas de vida.
- Livros sobre ir à escola e fazer amigos.
- Livros com textos simples que possam memorizar.
- Livros que ensinam a contar, ensinam o alfabeto ou livros de vocabulário.