O que a criança faz com livros:
- Começa a decifrar o código e vai aprendendo a ler.
- Está desejosa de conseguir ler sozinha, mas continua a adorar ouvir os adultos lerem alto.
- O ritmo de aprendizagem varia.
- No início gosta de descobrir nos livros as letras, sílabas ou palavras que já reconhece.
- Vai conseguindo ler frases e, ao sentir os seus próprios progressos, sente-se vitoriosa.
- Gosta de mostrar os seus progressos.
- A partir dos 6/7 anos vai conseguindo ler sozinha histórias e livros com outros temas.
- À medida que vai lendo mais, vai conseguir ler obras cada ver mais extensas.
O que os pais devem fazer:
- Manter as rotinas diárias.
- Ler todos os dias. O apoio individual de um adulto na fase de decifração evita muitos problemas e torna a aprendizagem mais rápida e segura.
- Ler alto e deixar que a criança descubra, e leia sozinha, palavras e frases que já conhece.
- Completar frases e ajudar com as palavras que ainda não decifra.
- Encorajá-la a ler cada vez mais. Ouvir ler e felicitá-la pelos progressos.
- Fazer jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras, frases.
- Ler histórias mais curtas, se a criança pedir, e histórias com pequenos capítulos.
- Ler partes de histórias e deixar a continuação para o dia seguinte.
- Continuar a ler as histórias preferidas e incentivá-la a conseguir lê-las sozinha.
Livros mais adequados:
- Livros com imagens coloridas, muito variados:
– de início com pouco texto para ler sozinha e treinar a decifração;
– à medida que vai lendo melhor, com texto mais longo para ouvir ler e para descobrir sílabas, palavras e frases;
– histórias familiares;
– contos tradicionais;
– histórias de animais;
– informações sobre vários temas;
– histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias, etc.
- Deixar a criança escolher os livros de que mais gosta e incentivar que procure sempre novos livros.