O que a criança faz com livros:
- A atitude varia conforme as experiências anteriores de contacto com livros e com a personalidade de cada um.
- Os que adquiriram fluência de leitura e para quem o contacto com livros se tornou gratificante procuram ler outras obras de acordo com os seus interesses e gostos pessoais.
- Alguns elegem temas e géneros, outros preferem a diversidade.
- Os que têm dificuldade em realizar uma leitura fluente, ou pouca prática de leitura, revelam pouco interesse por livros.
- Aqueles a quem foram propostas obras que aborreceram, tenderão a rejeitar livros e leitura.
O que os pais devem fazer:
- Aceitar que a atitude dos filhos perante os livros varia conforme a personalidade de cada um e a etapa de desenvolvimento em que se encontram, pois a evolução realiza-se a ritmos diferentes.
- Para os que revelam gosto pela leitura, é aconselhável encorajar a prática, proporcionando contacto com grande número de obras, recorrendo ao empréstimo gratuito nas bibliotecas escolar ou municipal, à aquisição de livros em feiras do livro, livrarias etc., e, sempre que possível, a constituindo uma biblioteca pessoal.
- Não contrariar os que se fixaram em determinados tipos de livros, pois há uma fase em que se ligam afetivamente a coleções, o que se verifica ser vantajoso por aumentar o número de obras lidas. Pode apresentar-se alternativas, mas sem forçar.
- Para os que rejeitam a leitura torna-se indispensável agir com diplomacia. Por exemplo apresentar livros com imagens atraentes e texto breve e com temas que agradem (desporto, ciência, automóveis, histórias que acompanham personagens de desenhos animados, rimas divertidas, etc.).
- Ler a par com os filhos que desejarem, conversar sobre o tema e sobre a história.
- Aceitar opiniões, dialogando, mas evitando comentários que possam provocam desencanto, afastamento ou mesmo rejeição dos livros e da leitura.
Livros mais adequados:
- Livros de histórias, poesia ou informativos ainda amplamente ilustrados para os mais novos, progressivamente mais extensos e organizados por capítulos ou temas, com ou sem ilustrações, para os mais velhos.
- Para estas idades são particularmente adequados os livros integrados em coleções, pois o desejo de reencontrar personagens, situações ou temas contribui para que a leitura se torne um hábito.