O que a criança faz com livros:
- Observa os livros e estica-se para os agarrar.
- Leva os livros à boca.
- Vira as páginas com a ajuda dos adultos.
- Tem interesse por imagens e caras de pessoas.
- Reage às imagens e à voz dos adultos com sons e gestos.
O que os pais devem fazer:
- Sentar a criança confortavelmente mostrar-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc.
- Repetir o nome de cada coisa para ajudar a criança a ligar o som das palavras ao significado.
- Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afetivos.
- Ajudar a criança a virar as páginas.
- Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reações para continuar ou parar.
- Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.
Livros mais adequados:
- Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas de objetos familiares.
- De cartão grosso, de pano ou plastificados.
- Com páginas fáceis de virar.
- Resistentes e laváveis.
- Macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos.
- Interativos, com partes móveis (agradam às crianças, mas não são resistentes).