Dificuldades em interpretar um texto, escrever de forma coerente e sem erros ortográficos, não compreender o conceito de igualdade na matemática, não reconhecer o quadrado como um caso particular do retângulo e dificuldades em contar dinheiro, é o que revela a análise dos resultados dos testes intermédios realizados aos alunos do 2º ano, em 2014.
Estas são algumas das conclusões do estudo levado a cabo pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e divulgado em 2014, que comparou os resultados de quatro anos letivos, de 2010-2011 a 2013-2014.
A partir da análise dos resultados dos testes intermédios realizados pelos alunos do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico, o relatório conclui que as crianças apresentam ainda muitas fragilidades a Português e Matemática.
Língua portuguesa, leitura, interpretação e composição escrita
No caso da língua portuguesa, a escrita, a gramática, e a leitura – sobretudo pelas dificuldades ao nível da interpretação de textos – são consideradas como as três áreas em que se deve apostar “numa intervenção mais específica”.
Ao nível da composição escrita, a estruturação do texto e a ortografia são as principais dificuldades identificadas nas crianças. Para as minimizar, o IAVE recomenda um “treino recorrente da escrita”.
“No teste aplicado em 2014, apenas 39% dos alunos desenvolveram um texto coerente e somente 38% dos alunos utilizaram vocabulário adequado na produção do mesmo texto”, pode ler-se o relatório (pág. 17).
Já na leitura, destacam-se dificuldades de literacia.
“No domínio da Leitura, as dificuldades na interpretação de textos de diferentes tipologias sugerem a necessidade de uma abordagem mais frequente e sistemática de textos diversificados. Também o treino específico e orientado da leitura de enunciados, compreendendo situações comunicativas e expressões utilizadas, constitui uma ferramenta preciosa para a promoção de melhores resultados, da qual muito beneficiarão os restantes domínios em avaliação.”, pode ler-se nas conclusões do relatório (pág. 30).
Resolução de problemas matemáticos e compreensão de conceitos matemáticos
Já na Matemática, destaca-se a dificuldade em compreender o conceito de igualdade, ainda que na comparação dos últimos anos letivos (2014 relativamente a 2013) haja uma melhoria nos resultados.
Para contornar esta dificuldade “No âmbito do tema Números e Operações, sugere-se que seja dedicada especial atenção ao significado do sinal de igual (que estabelece uma relação de igualdade dos valores apresentados em cada um dos lados do sinal), trabalhando-se no sentido da passagem de uma visão procedimental (a seguir ao sinal de igual coloca-se o resultado) para uma visão relacional.” (pág. 31).
Quanto aos problemas matemáticos, o relatório aponta que as “dificuldades significativas” sentidas pelas crianças podem ser combatidas com mais treino, sugerindo a “resolução sistemática de problemas”, de forma a contribuir para a apropriação de diferentes conceitos matemáticos.
Nas suas conclusões, este relatório defende que “o significado dos símbolos matemáticos, assim como a sua escrita, como meio de comunicação matemática, merecem também atenção adicional, não obstante as evidências de uma melhoria do desempenho dos alunos neste tema específico.” (pág. 31).
Geometria e Medida e contagens de dinheiro
“No tema Geometria e Medida, a percentagem ainda elevada de alunos que não reconhecem o quadrado como um caso particular do retângulo e a percentagem de alunos que ainda efetuam contagens de dinheiro de forma incorreta apontam para a necessidade do desenvolvimento de tarefas específicas que consolidem a aprendizagem destes temas.” (pág. 31). No exercício da contagem de dinheiro, por exemplo, apenas 68% de respostas foram totalmente corretas.
Consulte aqui o relatório completo do IAVE.
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