Segundo a Sociedade Americana de Montessori, o Método Montessori (ou Pedagogia Científica, como lhe chamou Maria Montessori) é um método educativo centrado na criança.
No Método Montessori, a criança está no centro da sua própria formação, é parte integrante da aprendizagem e não um mero retecáculo dos ensinamentos que lhe são transmitidos pelo educador.
O professor assume como função, despertar os sentidos e incentivar a curiosidade da criança, à medida que esta explora o mundo e as suas próprias sensações.
Com base em alguns traços comuns a cada faixa etária, Maria Montessori estabeleceu 6 pilares educacionais:
Autoeducação
As crianças apresentam uma tendência inata para aprender à medida que interagem com o meio que as circunda. O Método Montessori aproveita esta oportunidade para incentivar a criança a aprender de livre vontade.
Educação cósmica
O mundo tem uma ordem que deve ser respeitada e construída pelo ser humano. Os educadores devem, por isso, demonstrá-lo pelo método de ensino que seguem.
As informações devem estar organizadas de modo lógico para que as crianças as consigam interpretar e compreender.
Educação como Ciência
Montessori realizava as suas observações com base num método científico por forma a evitar discrepâncias que pudessem afetar a correta avaliação dos alunos.
Ambiente preparado
O espaço de aprendizagem deve estar adaptado e servir as exigências físicas e psicológicas das crianças.
A forma como o meio ambiente em que a criança se move e os objetos didáticos que tem à sua disposição atuam como facilitadores e incentivam o gosto pela aquisição e descoberta de novos saberes.
Adulto preparado
Tal como o meio ambiente deve estar adaptado às necessidades da criança, todos os que estão envolvidos no seu processo educativo devem conhecer bem as fases de desenvolvimento da criança e ter conhecimento sobre os traços que a ciência reconheceu em cada fase da vida do aluno.
Criança equilibrada
Para Montessori, uma criança equilibrada é toda aquela cujas características correspondam à norma para a faixa etária em que se encontra. Uma criança que “ame o silêncio, o trabalho e a ordem” está no percurso natural de aprendizagem.
Para Maria Montessori, o essencial da aprendizagem escolar seria “libertar a verdadeira natureza do indivíduo”. Ela resumiu a sua vida numa frase, “Eu descobri a criança”.