Imagem retirada do filme O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos
Não há nada como um conto de Natal clássico para completar a magia da quadra. O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos é um conto clássico com todos os ingredientes para aumentar essa magia nos miúdos. E graúdos, claro!
O conto de Natal O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos é originalmente da autoria do escritor alemão E.T.A. Hoffman. Depois disso, surgiram várias versões do conto e este foi a inspiração para O Quebra-Nozes, o famoso ballet de Natal do compositor russo Tchaikovsky.
O filme O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos foi, por sua vez, inspirado no conto original.
Vamos então recontar a história de O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos.
O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos
Os irmãos Marie, Louise e Fritz não conseguiam conter a sua alegria e antecipação. Era noite de Natal e debaixo da enorme árvore de Natal estavam vários presentes à espera de serem desembrulhados. As crianças estavam particularmente curiosas com o presente do Sr. Drosselmeier padrinho de Marie. Drosselmeier é um engenhoso artesão de relógios e inventor de brinquedos.
As crianças não ficam desapontadas pois recebem um belíssimo castelo com bonecos que se mexiam sozinhos! Mas depressa se aborreceram pois só podiam observar os bonecos a repetirem vez, após vez, os mesmo movimentos. O brinquedo foi assim guardado numa vitrine.
Marie reparou então que entre os brinquedos desembrulhados havia um curioso quebra-nozes em forma de boneco vestido de soldado hussardo. A menina ficou encantada pois o quebra-nozes partia nozes sem nunca perder o sorriso. Contudo, Fritz começa a por no soldado nozes demasiado grandes e acaba por lhe partir um braço. Marie fica muito triste e logo liga o seu quebra-nozes com uma fita do seu vestido e abraça-o, dizendo: “não te preocupes que vais ficar bem”.
Sao horas de ir dormir e Marie pede aos pais para ficar só mais um bocadinho para adormecer o seu quebra-nozes. Os pais consentem.
A batalha
O relógio de pé alto começa a dar a meia-noite. Porém, à última badalada Marie começa a ouvir um murmurar. Subitamente vê muitos ratos a sairem do relógio, comandados pelo seu rei, um rato de sete cabeças, cada uma delas com uma coroa.
Os ratos iniciam uma batalha com o quebra-nozes que se tinha entretanto levantado e desembainhado a espada. Juntam-se outros bonecos e soldados que Fritz tinha recebido de presente. O quebra-nozes lidera o pelotão de soldados. Os ratos pareciam estar a liderar a batalha. Marie preocupada com o seu querido quebra-nozes, lança um chinelo ao Rei dos Ratos. Contudo, ao fazê-lo bate contra a vitrina, estilhaçando-a e ferindo-se e desmaia.
História da princesa Pirlipat e o feitiço
Marie acorda na sua cama na manhã seguinte com o braço ferido ligado. Conta a aventura com o quebra-nozes e os ratos aos pais mas estes não acreditam nela.
Entretanto chega o Sr. Drosselmeier com o quebra-nozes consertado. Para entreter as crianças conta a história da princesa Pirlipat.
A princesa Pirlipat era muito bonita, mas tinha sido vítima de um feitiço lançado pela Rainha dos Ratos, mãe do Rei dos Ratos. A princesa tinha assim sido transformada numa criatura de aparência monstruosa. Contudo, um príncipe misterioso consegue desfazer o feitiço e Pirlipat volta a ficar belíssima. Furiosa, a Rainha dos Ratos vinga-se do príncipe, transformando-o num quebra-nozes muito feio.
A ingrata princesa, ao vê-o tão feio, expulsa-o do seu reino, em vez de se casar com ele. Manda também embora o tio do príncipe que se chamava, tal como o padrinho de Marie, Drosselmeier. Marie, não contente com a atitude da princesa diz que teria casado com o príncipe, mesmo sendo ele feio.
O Rei dos Ratos faz chantagem com Marie
Na noite seguinte, Marie acorda com um barulho no seu quarto. Abre os olhos e confronta-se com o Rei dos Ratos. Este exige que ela lhe dê todos os seus doces ou ele destruirá o quebra-nozes. Marie, com receio pela segurança do seu querido protegido, dá-lhe os seus doces.
Contudo, na noite seguinte o rato volta a visitá-la ameaçando-a de novo e exigindo brinquedos em troca de não tocar no Quebra-Nozes. Isto vai-se repetindo noite após noite, com o rato a exigir cada vez mais brinquedos a Marie. Uma noite, o quebra-nozes acorda Marie e pede-lhe uma espada a para matar o Rei dos Ratos. Marie dá-lhe uma dos soldados hussardos de Fritz.
Na noite seguinte o quebra-nozes volta a aparecer no quarto de Marie, despertando-a e oferecendo-lhe as sete coroas das sete cabeças do Rei dos Ratos. De seguida leva-a consigo até ao Reino das Bonecas do qual ele era o príncipe. Após andarem alegremente pelo reino mágico, vão ao palácio real, onde Marie acaba por adormecer.
No dia seguinte, ao despertar na sua cama Marie conta aos pais o sucedido. Mais uma vez, os ais não acreditam nela e proíbem-na de voltar a falar dos seus sonhos.
O sobrinho do Sr. Drosselmeier
Marie cresce e uns anos mais tarde torna-se numa jovem inteligente e bonita. Certo dia, o padrinho Drosselmeier vai a casa de Marie com o seu sobrinho de Nuremberga. Este é um jovem atraente vestido de soldado hussardo. O sobrinho acaba por contar a Marie que tinha sido vítima de um feitiço e que ela o tinha quebrado ao dizer que teria casado com ele mesmo que fosse feio. Dito isto, o jovem declara-se e pede Marie em casamento.
Um ano e um dia depois, os dois jovens casam-se e o sobrinho leva Marie para o Reino das Bonecas onde ela é coroada rainha e lá vivem em plena harmonia e felicidade.