O tempo frio exige alguns cuidados especiais, principalmente com bebé menores do que um ano. Deixamos aqui algumas dicas para cuidar do seu bebé no inverno.
1. Nariz limpo para prevenir alergias e infeções respiratórias
Manter o nariz do bebé bem limpo e desobstruído é fundamental para prevenir infeções respiratórias e crises de alergia. Os bebés mais pequenos quase só respiram pelo nariz, por isso, quando este fica obstruído têm dificuldade em respirar.
O nariz é uma porta de entrada para agentes infeciosos, poluição, fungos, pólen e outras partículas que andam no ar e que podem provocar alergias, infeções e constipações.
Quando o clima está mais seco, aconselha-se a limpar o nariz do bebé todos os dias com soro fisiológico (prefira as embalagens descartáveis), sempre que necessário, para evitar a formação de crostas e a desidratação das fossas nasais. A limpeza deverá ser realizada antes das mamadas, para que o bebé tenha mais facilidade em alimentar-se.
2. Dar banho no tempo frio
O banho do bebé deve ser rápido (não deve demorar mais do que 5 minutos), com a temperatura da água a rondar os 37 ºC. Verifique sempre a temperatura da água antes de começar a dar banho ao bebé.
Se necessário, aqueça o ambiente antes de despir o bebé e feche a porta para evitar correntes de ar. Prepare tudo o que vai precisar (toalha, produtos de higiene, fralda, roupa, etc.) e coloque no local onde vai vestir o bebé.
Se estiver muito frio e não quiser dar banho integral ao seu bebé todos os dias não tem que o fazer. A zona da fralda deve ser muito bem limpa entre mudas e, assim, não precisa de despir totalmente o seu bebé.
3. Passear no exterior
O horário menos frio é o mais indicado para dar uma voltinha com o seu bebé. Ai entre as 10 horas e as 17 horas. Evite levar o bebé para locais fechados, pouco arejados e com muita gente, como centros comerciais e supermercados.
Se alguém da família estiver com sintomas de gripe, evite o contacto com o bebé para prevenir eventual contágio.
Vista-o com a mesma quantidade de roupa com que estiver vestida, pois tudo depende da temperatura ambiente, mas convém que se lembre que as mãos e os pés estão habitualmente frios, logo, para saber se está corretamente agasalhado, coloque a mão no tronco, no pescoço ou na nuca e acrescente ou retire os agasalhos em conformidade.
4. Vestir o bebé para o frio
A melhor opção é vestir o bebé às camadas, retirando ou acrescentando peças consoante a temperatura ambiente. Pode começar por um body e uns collants, uma camisola e um par de calças e um macacão ou casaco.
Prefira peças interiores em algodão para deixar a pele respirar e evitar alergias. Como os bebés perdem muito calor pelas extremidades, proteja a cabeça, as mãos e os pés.
Se o bebé transpirar ou se mostrar mais irritado pode estar com calor. Vá retirando peças até o sentir confortável.
5. Alimentação e hidratação
A amamentação exclusiva é a melhor opção para alimentar o bebé até aos 6 meses. O leite materno é o melhor alimento para o bebé, fornecendo todos os nutrientes de que necessita para crescer transmitindo, também, imunidade para combater infeções.
Com o início da diversificação alimentar, por volta dos 6 meses, o bebé precisa de água entre as refeições para se manter hidratado.
6. Um soninho seguro e aconchegado
Depois do banho, caso o dê à noite, vista o bebé para dormir também por camadas. Fralda, body, collants ou meias e, por fim, o pijama. Os casos para dormir são uma boa opção. O bebé mantém-se quentinho e com liberdade de movimentos.
Mesmo no inverno, nos dias mais frios, a cabeça do bebé nunca deve ser tapada com lençóis, mantas ou cobertores para evitar que sufoque.
Não use almofada. Deite o bebé de barriga para cima, com os pés a tocar o fundo do berço e cobra-o apenas até ao nível do tronco, para que mantenha a cabeça destapada quando se movimenta.
7. Quarto limpo e arejado
O quarto do bebé deve ser arejado todos os dias, mesmo nos mais frios. Quando o fizer, retire o bebé do quarto e feche a porta para evitar correntes de ar.
Evite ter muitos peluches e brinquedos no quarto. Deixe apenas o essencial para evitar a acumulação de pó e ácaros, potenciadores de alergias respiratórias.
Se o bebé está constipado, com dificuldade em respirar ou alimentar-se, pode usar um humificador, com as devidas precauções e cuidados, para ajudar a libertar as secreções.
Também pode hidratar o nariz do bebé com uma gota de soro fisiológico, aplicada sempre que necessário.
O uso de humificadores não é consensual por isso, fale com o seu médico sobre a sua utilização no quarto do bebé.