O desenvolvimento da linguagem inicia-se precocemente e mesmo no período pré-natal, a criança já é capaz de reconhecer vozes e sons da fala. É importante a realização de um rastreio auditivo neonatal para que se possa identificar possíveis perdas auditivas.
Audição e desenvolvimento da linguagem
Durante os primeiros anos de vida as crianças absorvem todos os estímulos que recebem. A audição desempenha um papel importante no desenvolvimento da linguagem, pois integra o ser humano na sociedade e coloca-o em contacto com um mundo repleto de sons e significados.
A audição e o seu papel no desenvolvimento da linguagem
Para um bom desenvolvimento linguístico é necessário que a criança esteja exposta a um ambiente rico em diálogo, brincadeiras e a todos os estímulos que possam favorecer o seu desenvolvimento. Mas nem sempre as coisas correm bem…
A capacidade de ouvir bem é essencial para o desenvolvimento da linguagem. Durante a primeira infância o principal fator de défice auditivo são as otites* que podem afetar a forma como a criança ouve os sons. Cerca de 80% das crianças têm pelo menos um episódio de otite média até aos 8 anos. Dessas 55% têm perda auditiva leve nas frequências da fala.
Esta dificuldade pode trazer complicações em discriminar palavras muito semelhantes como “faca-vaca”. Sendo que se persistir pode trazer consequências para o processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Sinais que as crianças podem apresentar:
- Atraso na fala (omitem algumas sílabas das palavras).
- Não responde quando se chama por ela, principalmente em ambiente ruidoso.
- Aumenta excessivamente o som da televisão ou do rádio.
- Queixa-se de dor de ouvidos, comichão ou zumbidos.
- Tem dificuldades em compreender o que lhe dizem.
- Respira pela boca frequentemente.
- Pergunta “O quê?”, “Ah?” várias vezes.
- Tem pouca atenção para uma conversa ou para escutar histórias.
- Tem dificuldade no equilíbrio ou na coordenação.
Se a criança apresentar alguns destes fatores deverá consultar um médico otorrinolaringologista.
Depois do tratamento à otite é fundamental ver-se uma evolução ao nível da linguagem nos meses seguintes. Se mesmo após alguns meses a criança não recuperar e verificar que tem alterações da fala e/ou linguagem comparando com o desenvolvimento das outras crianças deverá rever se existe algum tipo de perda auditiva, junto do médico ORL e deverá marcar uma consulta com um terapeuta da fala para que ele analise as áreas da fala e linguagem que estão comprometidas e que necessitam ser estimuladas.
*Otites são inflamações do ouvido médio onde há acumulação de líquido, podendo ou não estar infetado. O líquido funciona como um bloqueador da passagem do som. Por vezes as otites passam despercebidas, pois se não houver infeção não ocorre febre ou dor.