O que é um supositório?
É um medicamento com a forma de uma bala e que se administra através do ânus. O supositório tem uma ponta lisa e arredondada e um lado com base reta.
Os supositórios podem ser:
- Sólidos;
- Semissólidos;
- Com diferentes tamanhos;
- Com diferentes formas e pesos.
- Cada supositório é diferente e deve ser receitado pelo médico.
Para que serve?
Os supositórios são um medicamento que pode ser usado para tratar vários sintomas ou estados como:
- Diminuir a temperatura corporal;
- Tratar a obstipação (supositórios de glicerina);
- Controlar os vómitos;
- Para as pessoas que não podem ou não conseguem tomar os medicamentos pela boca.
Como colocar?
Esta é a grande questão que os pais colocam. As opiniões dos profissionais da saúde são divergentes apesar de não haver estudos suficientes que comprovem se a ação do medicamento é comprometida de acordo com a forma como um supositório é colocado.
Alguns profissionais e instituições ligadas à saúde recomendam colocar o supositório pela base plana para impedir que saia pelo ânus da criança devido aos movimentos intestinais.
Outros, aconselham a coloca-lo conforme indicado pelos fabricantes, ou seja, usando a parte fina e de ponta lisa (como mostra a figura abaixo). A forma da ponta do supositório é mais “anatómica” e ajuda a deslizar para o interior do ânus do bebé / criança sem agredir.
A grande dificuldade da maioria dos pais e evitar que a criança o rejeite. Contudo, se fechar as nádegas do bebé assim que o supositório entra no ânus, ele não sairá.
Colocar um pouco de vaselina também é uma estratégia que pode usar para facilitar a entrada e, assim, evitar magoar ou causar grande desconforto à criança.
Imagem: www.drugs.com
- Lave as mãos (é recomendado colocar umas luvas cirúrgicas, que se vendem em caixas na farmácia, e ter em casa para usar sempre que necessário);
- Deite o bebé de costas com as pernas fletidas ou de lado;
- Abra o invólucro pela parte superior sem tocar no medicamento (evite manusear o supositório que pode derreter com o toque quente das mãos);
- Coloque um pouco de vaselina para lubrificar o supositório;
- Com o bebé deitado, fale com ele para o tranquilizar e explique-lhe o que vai fazer. Segure nas pernas e estimule o ânus com movimentos circulares com a ponta do supositório para facilitar a introdução;
- Introduza o supositório lenta e suavemente;
- Manter as nádegas do bebé juntas para evitar que seja expulso.
Como atua?
Depois de introduzido, o supositório entra no reto e, graças à temperatura do corpo, derrete. O medicamento é absorvido e começa a atuar.