O que é a alergia alimentar?
A alergia alimentar é uma reação que ocorre quando o organismo reconhece um alimento como um agressor. O sistema imunológico desempenha um papel fundamental para:
- A defesa contra as doenças;
- Reconhecimento dos agentes patogénicos (vírus, por exemplo);
- Eliminar agentes patogénicos.
No caso de uma alergia alimentar o sistema imunológico reconhece erradamente um alimento como agressor e é desencadeada a reação alérgica.
Como prevenir a alergia alimentar na criança?
1. A amamentação previne?
- Não há evidência suficiente para dizer, com toda a certeza, que a amamentação previne a alergia alimentar mas a amamentação tem muitos benefícios e deve ser sempre recomendada;
- Não há evidência suficiente para recomendar alterações na alimentação da mãe que amamenta para prevenir a alergia alimentar mas Se for necessário deve procurar um nutricionista para evitar défices de nutrientes.
2. E no caso da mãe não amamentar, o que fazer?
- No caso de o bebé ter uma família de alto risco de alergia alimentar (apenas), deverá optar por uma fórmula hipoalergénica;
- Família de alto risco de alergia alimentar: crianças com um ou os dois pais e/ou irmãos com historia de doença alérgica (alergia alimentar, asma, rinite…).
3. Diversificação alimentar
- A introdução dos alimentos não deve ser antecipada ou adiada relativamente às recomendações para prevenir a alergia alimentar;
- Os alimentos sólidos devem ser introduzidos, nunca antes dos quatro meses, de acordo com as recomendações habituais;
- A sua introdução de novos alimentos deve ser gradual a cada 3-5 dias se não ocorrerem reações. No caso de ocorrer reação não volte a introduzir o alimento até consultar o pediatra.