Também designada por eczema atópico ou dermatite atópica, a pele atópica é uma pele extremamente sensível que, reage de modo excessivo ao contacto com fatores externos (alergénios). Deixamos-lhe aqui algumas dicas de como cuidar da pele atópica do bebé.
Infelizmente, este problema é cada vez mais frequente nos bebés devido a fatores ambientais, como a poluição. O uso de produtos de cuidados da pele não adequados contribui, também, para agravar ainda mais a atopia.
A pele atópica reage de forma excessiva aos alergénios em relação a uma pele normal porque é mais porosa. Devido a esta maior porosidade, os alergénios conseguem, pois, passar mais facilmente através das camadas da pele. Ora isto causa reações alérgicas que se manifestam através de vermelhidão, secura, comichão intensa e descamação, entre outros. A comichão leva a criança a coçar-se com frequência, acabando por agravar os sintomas e ferir a pele.
Atualmente, estima-se que 60% dos casos de pele atópica surjam antes do primeiro ano de vida. Além do desconforto causado, este problema pode ainda afetar o sono do bebé. Por isso, é importante que saiba como cuidar deste tipo de pele.
6 dicas para cuidar da pele atópica do seu bebé
- O banho do seu bebé deve ser rápido e com água tépida; é importante que não esfregue a pele do bebé (use a mão para o lavar)
- Use para o banho um gel de limpeza de pH neutro, sem sabão e sem perfume
- Seque a pele do bebé usando uma toalha em tecido macio, com pequenos toques, tendo o cuidado de não a esfregar
- Após o banho hidrate a pele do bebé com um creme hidratante ou emoliente, hipoalérgico e sem perfume; aliás se necessário, pode hidratar o bebé várias vezes ao dia massajando cuidadosamente a pele
- Escolha a roupa que está em contacto direto com a pele do bebé em algodão e folgada; evite vestir-lhe roupa apertada e em materiais tecidos sintéticos e de lã
- Lave a roupa do bebé utilizando um detergente suave e ponha de parte qualquer amaciador ou lixívias.