A pele da zona da fralda é extremamente sensível, característica que se acentua com o contacto com o xixi e o cocó. Para evitar as assaduras das fraldas (dermatite da fralda) ou outros desconfortos da pele, as fraldas devem ser mudadas frequentemente, a pele deve ser mantida limpa, seca e bem hidratada.
A forma como faz a higiene da sua filha também é importante para prevenir infeções urinárias. A proximidade dos genitais do ânus torna a higiene das meninas mais difícil devido ao risco de contaminar a zona da vulva com micro-organismos nocivos encontrados nas fezes.
Higiene intima da menina como fazer?
A muda das fraldas
Lave e desinfete as mãos antes de cada muda da fralda. Deite a bebé sobre o muda-fraldas e certifique-se que a bebé está em segurança.
Retire cuidadosamente a fralda para trás e, se estiver suja, retire o excedente com a ponta da fralda. Limpe a pele com um movimento único, de cima para baixo (ou de frente para trás), para evitar a contaminação da uretra com resíduos de fezes. Pode usar toalhitas ou uma toalha embebida em água morna.
Limpe a zona da barriga e das pernas insistindo nas preguinhas. Limpe a zona da vulva, com muito cuidado, sempre de frente para trás. Lave e seque bem mas suavemente.
De seguida limpe o rabinho. Levante as perninhas e segure os dois tornozelos com uma mão para erguer bem o rabinho. Limpe de dentro para fora do ânus para evitar contaminação. Utilize uma toalha macia para limpar o rabinho e nunca esfregue a pele.
Se a pele estiver irritada, pode usar uma pomada à base de óxido de zinco para aumentar o conforto do bebé e proteger a pele do ácido das dejeções. Coloque a fralda limpa.
Higiene intima da menina depois do desfralde
Depois de a sua filha deixar as fraldas, deve ser mantido o mesmo cuidado na higiene intima. A limpeza deve ser feita sempre de frente para trás, para evitar contaminar os genitais com resíduos do ânus. Ensine-a a limpar-se desta forma para evitar infeções urinárias e inflamações vaginais.
A higiene íntima adequada e o modo como se faz a limpeza íntima (de frente para trás) será muito importante, também, para quando a sua filha for mais velha, especialmente durante os dias do período menstrual já que se calcula que 25 a 30% das mulheres entre os 20 e os 40 anos desenvolvam infeções urinárias em algum momento da sua vida.
Hidratação da pele, outro bom hábito diário
Hidratar diariamente a pele após o banho, e sempre que necessário, ajuda a evitar infeções e mal-estar cutâneo.