A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele que se caracteriza por vermelhidão e secura. Como provoca muita comichão, é normal que a criança se coçe insistentemente, o que acaba por agravar os sintomas e magoar a pele.
A dermatite atópica é uma doença benigna e não contagiosa, cada vez mais frequente devido a fatores ambientais, como a poluição, e uso de produtos não adequados a este tipo de pele e que acabam por agravar os sintomas. Atualmente, estima-se que 60% dos casos apareçam antes do 1º ano de vida.
Proteção da pele atópica da criança
A pele atópica exige cuidados diários com produtos específicos já que, a períodos calmos, se sucedem outros em que os sintomas se agravam.
Apesar de parecer inofensiva, esta doença tem um impacto profundo na qualidade de vida da criança. A inflamação, a comichão e o desconforto afetam o sono mas, também, o desempenho escolar e o seu bem-estar geral. As feridas provocadas pelo coçar, deixam marcas na pele que podem afetar a auto-estima da criança.
A dermatite atópica pode progredir para outros problemas, como asma e alergias alimentares e respiratórias (esta progressão é designada como marcha atópica).
Como aliviar a pele inflamada e evitar a comichão
Com um tratamento integral, consegue fazer uma gestão ótima da dermatite atópica, reduzindo a severidade dos sintomas e alargando os períodos de remissão.
Grande parte do cuidado de uma pele atópica centra-se na hidratação através da aplicação de substâncias emolientes que ajudam a restaurar a função barreira da pele, a diminuir o aparecimento de erupções e a travar a comichão (a comichão é um círculo vicioso que se pode agravar com o ato de coçar).
Conselhos para cuidar da pele atópica
- Em vez do duche, dê um banho ao seu filho com água entre os 30-35 graus;
- Coloque uma pequena de quantidade de gel de banho (sem sabão e com Ph neutro) na água e não diretamente na pele;
- O banho não deve demorar mais do que 10 minutos;
- Não use esponjas nem luvas de banho que irritam a pele e acumulam fungos e bactérias;
- Depois do banho, não esfregue a pele da criança. Seque-a com pancadinhas suaves com uma toalha de algodão macia. O mesmo cuidado se aplica quando seca o rosto;
- Hidrate a pele duas vezes por dia, com uma loção adequada a peles atópicas que ajude a pele a recuperar a sua função de barreira protetora e a controlar a inflamação e o eczema;
- Aplique um creme corporal específico nas zonas mais afetadas como pregas, zonas de flexão dos braços e das pernas, tronco e pescoço para aliviar a comichão, reforçar a atividade anti-inflamatória, restaurar a barreira cutânea e ativar o sistema de defesa cutâneo;
- Se necessário, use um cuidado específico para a pele do rosto que hidrate e proteja a pele contra a ação irritativa dos agentes externos, reduzindo, assim, a comichão e a inflamação;
- A roupa em contacto com a pele deve ser 100% algodão (mesmo as costuras) para minimizar o risco de alergias e irritação da pele. Retire etiquetas e outros adornos que possam agredir a pele;
- Use uma quantidade reduzida de detergente para lavar a roupa. Lave-a a máquina para ficar bem enxaguada e sem resíduos de sabão.