O Vigantol é uma solução oral para dar vitamina D ao bebé.
A Vitamina D, conhecida como “vitamina do sol” (devido ao facto dos raio ultra-violeta B produzirem esta vitamina quando a luz solar atinge a nossa pele), é mais dificilmente absorvida pelos bebés devido à fraca exposição solar que os mesmos têm especialmente no primeiro ano de vida.
Esta vitamina ajuda os organismos a utilizar o cálcio para a formação e manutenção de ossos e dentes fortes.
Quando existem níveis muito baixos de Vitamina D, as crianças podem apresentar sinais de raquitismo, entre muitas outras complicações ósseas.
Vigantol, a solução oral para falta de Vitamina D
O que é o vigantol?
O Vigantol é uma solução oral de vitamina D3. Esta é a forma de controlar os níveis de Vitamina D nas crianças. O produto utilizado deve ser sob a forma de líquido e conter apenas esse suplemento vitamínico. Não devem ser utilizados produtos que contenham Vitamina D juntamente com outras vitaminas, como complexos multi-vitamínicos.
O Vigantol irá, portanto, permitir ao bebé ter os níveis de vitamina D adequados à fase de crescimento em que se encontra.
É indicado para as seguintes situações:
- Prevenção do raquitismo e osteomalacia em crianças e adultos;
- Prevenção do raquitismo em recém-nascidos prematuros;
- Prevenção de deficiência em vitamina D em crianças e adultos com risco reconhecido;
- Prevenção de deficiência em vitamina D em crianças e adultos com malabsorção, por exemplo, devido a doenças crónicas intestinais, cirrose biliar do fígado, ressecção gastrointestinal extensa;
- Tratamento do raquitismo e osteomalacia em crianças e adultos.
Porque precisa o bebé de Vitamina D?
O bebé precisa de Vitamina D por vários motivos:
- A sua pele é muito sensível ao sol e não pode estar exposta à luz solar direta;
- A sua alimentação (leite materno, leite articial ou alimentos sólidos) pode não conter suficiente Vitamina D;
- Entre os 0 e os 2 meses, os bebés crescem muito rapidamente e têm uma necessidade maior de Vitamina D para a formação e manutenção de ossos fortes.
Posologia de Vigantol
De forma a garantir que os bebés têm a quantidade de vitamina D adequada a um crescimento saudável devem ser administrados 1 gota diária de Vigantol 0,5 mg, o equivalente a 667 Unidades Internacionais de Vitamina D3.
Podem ser dadas juntamente com a comida ou com o leite. No entanto, é fulcral que a criança faça a refeição inteira de forma a absorver toda a quantidade vitamínica.
É ainda importante referir que não se deve ultrapassar esta posologia, pois também a sobredosagem pode ter consequência na saúde infantil.
De referir que, caso se esqueça de dar a dose diária de Vitamina D3 ao bebé, deve recomeçar a toma no dia seguinte, cumprindo a posologia até então realizada. Não se deve dar mais do que uma dose por dia.
A partir de que idade se deve dar Vigantol à criança?
O bebé deve tomar Vigantol desde a segunda semana até completar os primeiros 12 meses de vida. No segundo ano, normalmente é recomendada uma dose adicional de Vigantol, especialmente nos meses de inverno.
Advertências
Não deve tomar Vigantol se tiver alergia (hipersensibilidade) ao colecalciferol (Vitamina D3) ou a qualquer outro componente deste medicamento (triglicéridos de cadeia média); se os seus níveis de cálcio no sangue estiver elevados (hipercalcemia).
Efeitos secundários do Vigantol
Tal como todos os medicamentos, este fármaco pode causar efeitos secundários, embora não se manifestem em todas as pessoas.
Os efeitos secundários observados com Vigantol incluem:
- Prisão de ventre;
- Gases ou cólicas no bebé;
- Náuseas;
- Dor abdominal ou diarreia;
- Comichão, exantema ou urticária;
- Níveis elevados de cálcio no sangue e na urina.