A acne infantil é uma doença dermatológica inflamatória que se manifesta na pele através do aparecimento de pequenos pontos brancos. Quando estas borbulhas oxidam em contacto com o ar, dão origem aos chamados “pontos negros”.
Apesar de a maior parte dos pais imaginar a pele dos bebés como sendo lisinha e perfeita, tal nem sempre é verdade. Contudo, a grande maioria das lesões que aparecem na pele dos bebés nas primeiras semanas ou meses de vida, acabam por desaparecer espontaneamente, sem necessidade de tratamento específico.
Ainda assim, se o problema se prolongar, se se agravar ou se estiver preocupada consulte o seu médico ou um dermatologista. Cada bebé é único e cada pele é única e reage de forma diferente a tratamentos ou medicamentos tópicos. Nunca se deve aplicar um produto / medicamento recomendado a outro bebé mesmo que os sintomas pareçam semelhantes.
Acne infantil
O que é a acne infantil?
A acne infantil caracteriza-se por pequenos pontos brancos que aparecem, sobretudo, na face mas também pode afetar as costas, ombros a parte superior do tórax.
Quando aparece?
Geralmente, as borbulhas aparecem nas primeiras semanas de vida e podem prolongar-se por alguns meses. Geralmente, desaparecem até aos 6 meses de idade.
Quais as causas de acne infantil?
As causas da acne infantil não estão totalmente esclarecidas mas crê-se que possa estar relacionada com as hormonas uma vez que muitos bebés com muitos restos de estrogénio placentário parecem ter acne.
Outra causa da acne infantil pode ser o bloqueio dos folículos pilosos da derme e a consequente cumulação de gordura nos poros da pele, acabando por obstruir e propiciar a infeção por bactérias.
A derme é a camada mais espessa da pele composta por células que produzem as proteínas colagénio e elastina, que lhe conferem resistência e flexibilidade.
Tratamento da acne infantil
Os pontos não devem ser espremidos nem rebentados (e evite mexer nas lesões com as suas unhas para não infetar e agravar o problema) e o banho com água e sabonete de bebé neutro pode ajudar a acelerar a cura. O rosto pode ser lavado com uma luva suave.
Apesar de a higiene e hidratação da pele serem importantes para prevenir a acne, o rosto e as zonas afetadas não devem ser lavadas mais do que duas vezes por dia porque isso elimina a oleosidade natural da pele, levando a outros problemas como desidratação e ressecamento cutâneos.
Use produtos especificamente desenvolvidos para a pele do bebé (sem álcool, iodo, sabão, glicerina, sódio lauril sulfato, sódio laureth sulfato, parabenos, entre outros).
Se a acne se manter por mais do que três meses, é aconselhado levar o bebé ao dermatologista pois só um profissional de saúde qualificado pode fazer o correto diagnóstico e definir o melhor tratamento.
Saiba como cuidar da pele do seu bebé no inverno e como cuidar de uma pele atópica.