Se tem um filho adolescente, é provável que o termo bromidrose já tenha sido mencionado pelo médico que o acompanha. Sabe o que é este problema e porque surge? Sabia que a bromidrose é um problema que afeta principalmente os jovens do sexo masculino? Saiba tudo neste artigo.
O que é a bromidrose?
A bromidrose é um distúrbio da transpiração que consiste em segregar um odor corporal excessivo ou anormal com um odor desagradável . O odor desagradável característico da bromidrose não provém do suor em si, mas sim dos efeitos do contacto desse suor com as bactérias e leveduras que vivem na pele.
Este problema é mais comum nas axilas e/ou nos pés porque além de serem ambientes com uma temperatura mais elevada e constante, normalmente são também mais húmidos. Assim, estes ambientes favorecem a proliferação de bactérias e leveduras.
A bromidrose afeta particularmente as crianças que se encontram na fase de transição da infância para a adolescência, particularmente os rapazes. Isto deve-se a uma propensão mais elevada de os rapazes nesta fase transpirarem em resultado das secreções hormonais.
No entanto, apesar de afetar sobretudo rapazes a entrar na adolescência, a bromidrose pode surgir em qualquer pessoa de qualquer idade ou sexo.
Embora não seja uma condição que afete a saúde, a bromidrose pode causar problemas sociais, podendo prejudicar inclusivamente a qualidade de vida.
Mas nas crianças o suor não costuma ter odor. Porquê?
Há uma explicação para este fenómeno. Por vezes, o nosso organismo necessita de transpirar para descer a temperatura corporal. Ao praticarmos exercício físico ou em dias de muito calor, a temperatura do corpo sobe. As subidas muito acentuadas podem ser prejudiciais para o organismo. Por isso esta deve manter-se constante, entre os 36 a 37º.
O suor é produzido por umas glândulas, conhecidas como glândulas sudoríparas que se encontram em toda a extensão da derme (camada profunda da pele). Portanto, o suor tem a função é regular a temperatura do corpo, para que se mantenha constante.
Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas.
Glândulas écrinas: encontram-se por todo o corpo desde o nascimento e têm a função de regular a sua temperatura. O suor produzido por estas glândulas contém água e sais e não tem praticamente odor nenhum.
Glândulas apócrinas: esta glândulas, por sua vez, encontram-se apenas em determinadas áreas do corpo, como pés, órgãos genitais, axilas e couro cabeludo. Além de água e sais, o suor produzido por estas glândulas contém lípidos, proteínas e hidratos de carbono. Quando este suor entra em contacto com as bactérias e fungos da pele, é produzido o típico odor desagradável. Acontece que as regiões onde se encontram as glândulas apócrinas são mais quentes e húmidas, constituindo, como vimos, o ambiente ideal para a proliferação dessas bactérias e leveduras.
Causas da bromidrose
Ainda não foi identificada uma causa exata para a bromidrose. O que se sabe é que alguns hábitos, como a higiene pessoal e a alimentação, podem piorar este problema. São, pois:
- Consumo de alho e cebola
- Comer pratos com caril, pimenta e outros condimentos fortes
- Beber bebidas alcoólicas
- Falta de higiene pessoal
- Ter diabetes
- Toma de certos medicamentos
Tratamento da bromidrose
O tratamento da bromidrose incide sobre as bactérias das regiões corporais afetadas.
O objetivo é diminuir as colónias de bactérias para que não possam atuar sobre o suor, evitando a formação dos odores desagradáveis. De certa forma, podemos falar de tratamento e simultaneamente prevenção dos maus odores.
Existem, assim, vários produtos que se pode usar para controlar a proliferação bacteriana e neutralizar o odor desagradável. Paralelamente recomenda-se também a adoção de certos hábitos:
- Usar produtos especiais como cremes, talcos e sprays que controlam a proliferação das bactérias
- Manter uma higiene excelente nas zonas afetadas
- Secar bem a pele após o banho, dando especial atenção às zonas afetadas como as axilas, virilhas, espaços entre os dedos dos pés, etc.
- Não deixar que a pele permaneça olhada muito tempo
- Dar preferência a roupa de algodão, a calçado aberto ou respirável
- Mudar de roupa com frequência
Adicionalmente, recomenda-se evitar os hábitos mencionados em “Causas da bromidrose” (ver acima).
Através das pesquisas que efetuámos, verificámos que existem tratamentos direcionados precisamente para a bromidrose. Contudo não são acessíveis para todas as carteiras, nomeadamente um tratamento conhecido como MiraDry.