O suor com cheiro desagradável (bromidrose) resulta da existência de bactérias na pele ou nas roupas. Depois de metabolizar certos elementos que existem no suor e nas células mortas da pele dos pés, as bactérias produzem substâncias com um cheiro intenso e desagradável, o chulé.
Porque é que os pés do meu filho cheiram a chulé?
O cheiro a chulé é muito comum nas crianças, adolescentes e adultos, especialmente com o uso de sapatilhas. Quando há transpiração excessiva dos pés, sobretudo quando estão muito quentes e húmidos (meias grossas, sapatos fechados, como os ténis) ou em situações de embaraço e desconforto social, as bactérias agem sobre o suor produzindo o cheiro a chulé.
O cheiro dos pés é diferente do odor nas axilas ou na zona púbica porque o ambiente fechado faz com que as bactérias que agem sobre o suor sejam anaeróbicas (bactérias que não necessitam de ar para viver), produzindo substâncias que cheiram a queijo, dado que a fermentação do queijo é, também ele, um processo anaeróbico.
Como prevenir o chulé?
Para manter a saúde da pele dos pés, prevenir o desenvolvimento de lesões provocadas pela ação de fungos e prevenir o cheiro a chulé, há várias medidas que pode tomar:
1. Cuidados com a higiene pessoal
- Lavar os pés todos os dias (no banho e à noite, se o banho for de manhã);
- Secar bem os pés depois do banho (ter atenção à pele entre os dedos);
- Manter as unhas bem cortadas e limpas.
2. Meias e calçado
- Escolher sapatos bem ventilados (que deixem os pés respirar);
- Intervalar entre o uso de sapatilhas e o de sapatos;
- Calçar meias 100% algodão (sem qualquer percentagem de fibra);
- Manter o interior do calçado limpo;
- Lavar as sapatilhas regularmente;
- Usar um spray específico para a higiene dos sapatos e sapatilhas (a aplicar entre utilizações);
- Colocar um par de meias de algodão na mochila para que possam ser trocadas durante o dia na escola, se necessário.
3. Cuidados específicos
- Usar um desodorizante para os pés (em spray ou em creme) e aplicar conforme indicações da embalagem (os pés não devem ficar húmidos devido a excesso ou má absorção do produto);
- Cuidar e hidratar a pele dos pés para evitar gretas e fissuras onde se podem alojar fungos e bactérias e dar origem ao cheiro desagradável ou causar infeções nas unhas e na pele.
4. Procurar ajuda especializada
Se o cheiro a chulé for muito intenso ou se nada do que faça parece diminuir o problema, será melhor consultar o pediatra ou o podologista.
Porque é que as sapatilhas cheiram pior?
Basicamente, porque as sapatilhas foram desenvolvidas para a prática do desporto e não para acomodar os pés durante as longas horas do dia.
Quando se pratica desporto, o tempo de treino é relativamente reduzido e, após o mesmo, as sapatilhas ficam em descanso até à utilização seguinte. Isto permite que as sapatilhas sequem e não se desenvolvam as bactérias que vão provocar o odor desagradável quando são usadas por períodos de tempo alargado.