Os minúsculos vasos sanguíneos que revestem as narinas podem romper com um espirro ou uma pancada no nariz, ou se a criança esfregar ou se assoar com demasiada violência.
Uma hemorragia nasal só é perigosa se a criança perder muito sangue ou se o sangue for ralo ou aguado após uma lesão na cabeça.
Como ajudar a estancar uma hemorragia nasal:
1. Sente o seu filho e peça-lhe que se incline para a frente no lavatório para que o sangue corra livremente pelo nariz. Não deixe que a criança se incline para trás, pois o sangue pode escorrer-lhe pela garganta e fazer com que vomite.
2. Aperte as narinas e encoraje o seu filho a respirar pela boca. Se a criança já tiver idade suficiente pode pedir-lhe para ser ela a apertar o nariz com o polegar e o indicador. Peça à criança para cuspir todo o sangue que tiver dentro da boca.
3. Fale e tranquilize o seu filho. Convença-a a não fungar, engolir, tossir nem falar. Isso dará tempo para que se formem coágulos de sangue que ajudam a estancar a hemorragia. As narinas devem ser apertadas por cerca de 10 minutos.
4. Estanque a hemorragia. Se a hemorragia não estancar em 10 minutos, deve voltar a apertar as narinas. Se ao fim de 30 minutos a hemorragia persistir, deve ir com o seu filho ao hospital.
5. Limpe o sangue em torno do nariz com algodão embebido em água tépida. Enquanto o faz, peça ao seu filho para se manter numa posição inclinada.
6. Assegure-se que o seu filho repousa durante um bom bocado. Peça ao seu filho para não se assoar ou fazer qualquer esforço que interrompa o processo de coagulação.