Se já notou que a sua pele ou a dos seus filhos reagiu negativamente a determinado produto de higiene ou detergente, poderá ter sido um episódio de dermatite de contacto. A pele terá ficado irritada, vermelha e provavelmente com comichão. normal que isso aconteça e mais do que possa pensar.
Infelizmente, estes episódios desagradáveis de dermatite de contacto podem surgir devido a uma infinidade de substâncias. A boa notícia é que são evitáveis. E neste contexto, estar informado é muito importante. Saiba tudo sobre a dermatite de contacto, como a tratar e prevenir.
O que é a dermatite de contacto?
O termo “dermatite” designa qualquer fenómeno inflamatório da pele que acontece com frequência, mas cujas causas podem ser várias. Existem vários tipos de dermatite. A dermatite a atópica, perioral, seborreica e a dermatite de contacto.
Tal como pode depreender, a dermatite de contacto consiste numa inflamação causada pelo contacto direto com determinadas substâncias. A reação inflamatória surge normalmente alguns minutos após o contacto com o fator irritante.
Existem dois tipos de dermatite de contacto:
- Irritativa ou traumática (ver em causas)
- Alérgica (ver em causas)
Quais são os sintomas?
Como vimos acima, os sintomas normalmente manifestam-se imediatamente ou pouco tempo após o contacto direto com a substância irritante. Contudo podem demorar até 48 horas a surgir. Porém, há ainda substâncias que podem causar irritação apenas alguns dias após o contacto. É o caso de certos metais usados em bijuteria ou de maquilhagem. Finalmente, as substâncias irritantes mais suaves, como certos sabões, podem só causar dermatite reativa após serem usadas algumas vezes.
- Vermelhidão (pele mais branca) ou manchas escuras ou acinzentadas (pele mais escura)
- Comichão (prurido) que pode ser muito intensa
- Inchaço, especialmente na zona dos olhos, rosto e zona genital
- Pequenas borbulhas ou bolhas
- Pele com aspeto curtido
- Sensibilidade ao sol
- Pele seca, gretada e a descamar
- Ardência
- Sensibilidade ao toque
Quais são as causas?
Como vimos acima, existem dois tipos de dermatite de contacto que são definidos consoante a causa da mesma.
Dermatite de contacto irritativa ou traumática
Este tipo de dermatite de contacto é o mais comum. Surge quando a pele entra em contacto com uma substância tóxica, danificando a respetiva camada protetora, tornando-a mais sensível. Alguns produtos que contêm substâncias tóxicas são:
- Lixívias
- Detergentes
- Ácido das baterias
- Álcool etílico
- Querosene
- Outros
Por outro lado, a dermatite de contacto irritativa pode ocorrer após o contacto com substâncias menos irritantes como sabão e mesmo água. Os funcionários de cabeleireiros, cozinhas e hospitais, por exemplo, têm as mãos frequentemente expostas a água. Como tal, podem desenvolver dermatite de contacto irritativa causada pela água ou até um champô em particular.
Dermatite de contacto alérgica
Este tipo de dermatite surge normalmente após um primeiro contacto com uma substância nova Este contacto prévio em peles suscetíveis deixam-nas sensibilizadas para essa substância. Como tal, basta um novo contacto com uma pequena quantidade da substância para que a pele desenvolva uma reação alérgica. As causas comuns deuma reação alérgica incluem:
- Luvas de látex
- Desinfetantes das mãos
- Perfumes
- Substâncias químicas em cosméticos
- Níquel ou ouro em adornos pessoais
- Plantas venenosas, como hera venenosa
- Outros
Como se trata?
Geralmente, a maioria dos casos de dermatite de contacto resolvem-se assim que a pele deixa de entrar em contacto com a substância causadora. Por isso, em princípio não deverá ser causa para preocupação.
No entanto, se a irritação surgir perto da zona dos olhos ou boca ou cobrir uma extensa área do corpo, deve consultar um médico. Igualmente, se estiver a tratar o problema em casa e não melhorar, procure o seu médico.
Nas crianças, deve procurar saber onde andaram a brincar e com que substâncias estiveram em contacto. Assim, poderá ajudar o pediatra a descobrir a substância que causa a dermatite de contacto.
Algumas recomendações para aliviar este problema incluem:
- Evitar coçar a área afetada pois irá fazê-la piorar ou causar uma infeção
- Limpar a pele com um sabão suave e água morna para remover a substância irritante
- Deixe de usar qualquer produto que suspeite estar a causar a dermatite
- Aplicar um produto que alivie a comichão como uma loção com calamina
- Se necessário, usar um anti-histamínico
Como evitar a dermatite de contacto?
Identificar e evitar o contacto com a substância que está a causar o problema é a melhor forma de evitar este tipo de dermatite. Por isso, o uso de luvas protetoras sempre que estiver em contacto com a substância irritante é recomendado. Mas há mais que pode fazer para evitar este problema:
- Use cosméticos hipoalérgicos e sem perfume
- Se estiver no meio da natureza, use manga comprida e calças
- Deixe de usar um produto imediatamente se notar que irrita a pele
- Faça um teste de tolerância prévio quando usar um novo produto, numa área pequena da pele; o antebraço, por exemplo, é uma boa área
A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.
Assim sendo, perante qualquer incómodo, aconselhamos que se desloque ao seu médico assistente a fim de obter o diagnóstico e tratamento adequado.
Referência: Farmácias Portuguesas, National Health Service (Reino Unido); Healthline, WebMD