Dieta para úlcera gástrica
A úlcera gástrica é uma patologia cada vez mais comum e embora requeira sempre um cuidado de saúde especializado, existem alguns cuidados que deve ter na sua alimentação. Conheça-os neste artigo.
Dieta para úlcera gástrica
O que é uma úlcera gástrica?
A úlcera gástrica é uma lesão que ocorre no revestimento do estômago e que é um problema bastante comum atualmente, particularmente devido ao consumo de medicamentos anti-inflamatórios.
Ainda assim, existem outras causas como a infeção por Helicobacter pylori, o excesso do consumo de bebidas alcoólicas e procedimentos como a radioterapia.
Ao contrário da gastrite, as queixas de úlcera gástrica (particularmente as dores abdominais) tendem a melhorar com a ingestão de alimentos. Contudo, é muito importante saber quais os alimentos a consumir e não cair na tentação de comer o mais rápido ou mais acessível.
Qual a dieta para úlcera gástrica?
Apesar de ser muito importante seguir o tratamento médico, existem cuidados alimentares que podem ser muito importantes na recuperação e na prevenção das úlceras gástricas e que incluem:
- Incluir alimentos ricos em fibra, particularmente frutas e vegetais.
- As leguminosas, apesar de serem muito ricas em fibra, são de digestão mais difícil e é conveniente evitar a sobre estimulação do estômago.
- Evitar alimentos picantes e muito condimentados.
- Evitar álcool, café (incluindo o descafeinado), chocolate, chá e as bebidas gaseificadas, porque aumentam a produção de ácido no estômago.
- Comer devagar e em horários regulares (a falta de rotinas e comer com voracidade são, inclusivamente, uma das causas de úlceras).
- Refeições com pouco volume (para evitar distensão do estômago).
- O conveniente seria fazer várias refeições com pouco volume, mas muitas pessoas não conseguem fazer mais do que 3 refeições. Nestes casos tentar garantir que pelo menos 3 são realmente feitas.
- Evitar mascar pastilha elástica (é um estímulo constante para a produção de ácido pelo estômago sem que se vá comer nada).
- Ter atenção ao leite (durante muito tempo existiu o mito de que a úlcera se tratava com leite, contudo o leite pode ter o efeito contrário por provocar estase gástrica e aumentar a produção de ácido).