A gastrite é uma doença que afeta o estômago, causando dores de barriga, náuseas ou vómitos após as refeições. Nos casos mais graves, a pessoa afetada pode mesmo perder peso e emagrecer. Conheça as causas, sintomas e o tratamento para a gastrite.
Gastrite: causas e tratamento
O que causa a gastrite?
A gastrite é uma infeção que pode ter diversas causas desde excessos alimentares, fatores emocionais e psicológicos, utilização excessiva de medicamentos ou uma infeção provocada pela bactéria Helicobacter pylori.
A gastrite pode ser aguda (inflamação repentina, e, por vezes, violenta, da mucosa e parede do estômago) ou crónica (refere-se a episódios recorrentes de gastrite aguda).
Quais são os sintomas de uma gastrite?
A pessoa afetada com gastrite queixa-se principalmente de dores de barriga na região do estômago. Esta dor pode ser acompanhada de náuseas e vómitos após as refeições.
- Dores de barriga na região do estômago;
- Náuseas;
- Vómitos após as refeições;
- Perda de apetite;
- Perda de peso;
- Vómito com sangue quando a gastrite dá origem a uma erosão das paredes do estômago que ficam uma lesão.
Caso a criança se queixe de forma repetida de dores no estômago, aconselha-se estar atento a outros sinais e a não dar de forma repetida medicação para as dores mas sim consultar o pediatra.
Como é feito o diagnóstico?
Existem alguns testes que podem ser realizados ao sangue e às fezes para diagnóstico da doença.
O diagnóstico definitivo só pode ser realizado através de uma endoscopia (introdução de um tubo fino e flexível através da boca, que dispõe de um sistema de luz e imagem, que permite a observação direta do esófago, estômago e duodeno) com biopsia (recolha de um pequeno fragmento de tecido orgânico para análise) para identificação da bactéria que perturba o estômago.
Como é feito o tratamento?
O tratamento da gastrite é realizado através de uma combinação de antibióticos e medicamentos que alteram a acidez do estômago. Caso o tratamento não seja devidamente realizado, existe risco de voltar a ocorrer nova infeção.
A gastrite é contagiosa?
Sim. A gastrite é uma doença contagiosa. Contudo, não se conhece totalmente a forma de contágio da bactéria porque algumas pessoas desenvolvem sintomas e outras não.
A criança pode ir para o infantário?
A criança pode frequentar a creche / infantário / escola desde que se sinta confortável e sem sintomas. Aconselhe-se com o seu médico.
Como prevenir a gastrite?
Como a causa ainda não é bem conhecida, aconselham-se cuidados básicos de higiene e segurança alimentar:
- Lavar bem as mãos antes das refeições;
- Beber água de fonte segura;
- Cozinhar os alimentos com segurança e evitar a contaminação dos utensílios culinários (como facas para cortar carne).
Saiba também que alimentos evitar no caso de gastrite e esclareça as suas dúvidas sobre a gastrite crónica antral.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.