A gripe é uma doença de origem vírica, com maior incidência nos meses frios. Pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade e é uma doença muito contagiosa.
Gripe: sintomas, tratamento e vacinação
Sintomas da gripe
- Febre alta, ranho, obstrução nasal, dificuldade em respirar e tosse frequente;
- A criança pode ter dores de cabeça, musculares ou de garganta;
- Provoca perda de apetite, vómitos e dores de barriga.
A criança não deve tomar xarope para a tosse mal surjam os primeiros sintomas a não ser que seja prescrito pelo médico/pediatra.
Tratamento da gripe
Como a gripe provoca dores e febre, é fundamental ir ao médico para que a criança seja medicada com parecetamol ou ibuprofeno. As doses indicadas e o tempo do tratamento devem ser escrupulosamente respeitados.
A transpiração provocada pela febre e a possível recusa em comer, faz com que seja fundamental oferecer água ou outras bebidas à criança para se manter bem hidratada.
O nariz pode ser limpo com soro fisiológico ou soluções de água marinha. Se o nariz estiver muito obstruído e a criança tiver dificuldade em respirar, pergunte ao médico se pode e como aspirar as secreções nasais.
Como a gripe é provocada por um vírus, é uma doença altamente contagiosa. Pode espalhar-se através da tosse ou espirros, pelo contacto físico ou através de objetos contaminados, como brinquedos.
É muito importante ensinar o seu filho a tossir para o braço ou a colocar a mão à frente da boca e a lavar as mãos com frequência.
A criança não deve ir para a escola enquanto tiver febre.
Vacinação contra a gripe
Em grupos vulneráveis, pode ser aconselhada a vacinação como forma de prevenção. Converse sobre os eu médico sobre esta possibilidade de acordo com a condição de saúde do seu filho.