Grande parte da hemorragia nasal (epistaxes) é causada por ar seco, ferimentos no nariz ou quando a criança se assoa vigorosamente ou mexe dentro do nariz.
Hemorragia nasal (epistaxes)
Sinais e sintomas da hemorragia nasal
- Sangue a sair do nariz.
- Sangue na garganta ou vómito (a hemorragia do nariz escorre para a garganta).
Como tratar a hemorragia nasal
- Acalme e tranquilize o seu filho. A hemorragia será menos grave se ele estiver descontraído.
- Manter a cabeça da criança direita ou incliná-la ligeiramente para a frente (inclinar a cabeça para trás leva o sangue a escorrer pela garganta, o que pode fazer que a criança se engasgue ou vomite).
- Aperte o dorso do nariz (mesmo por baixo do osso) e continue a fazer pressão, durante 10 a 15 minutos. Não o deixe fungar nem assoar-se durante várias horas. Se a hemorragia persistir ou voltar a aparecer, aperte o nariz do seu filho durante mais 10 minutos.
- Aplicar frio na boca sob o lábio superior usando um cubo de gelo ou até um gelado (nem todas as crianças tolerarão isto). O frio diminuirá o fluxo de sangue para o nariz.
Hemorragia nasal causada por um acidente
- Se a hemorragia nasal da criança tiver sido causada por um acidente (por exemplo, se ela foi atingida por uma bola) o frio aplicado no dorso do nariz reduzirá o inchaço. Um saco de milho ou ervilhas congeladas, que se pode moldar, é mais aconselhável que um saco de gelo. Ponha uma toalha fina ou uma camisola de algodão entre o saco e a pele para a proteger.
Quando pedir ajuda no caso de hemorragia nasal?
Contacte o seu médico ou procure ajuda médica se:
- A hemorragia persistir após 15 a 20 minutos de tratamento.
- A hemorragia voltar a ocorrer.
- O sangue escorrer persistentemente pela garganta do seu filho.
A informação aqui contida é de caráter geral e não exaustivo pelo que poderá ser necessária informação particular e mais detalhada para casa caso.