O seu bebé já dorme a noite toda?
“O bebé já dorme a noite toda?” Esta é uma pergunta que as mães ouvem recorrentemente. E ficam com aquela sensação que estão a fazer alguma coisa errada porque todos os bebés, menos o seu, parecem conseguir dormir a noite toda logo aos 2 meses de idade.
A evolução do padrão de sono do bebé
Durante a gravidez, o bebé estabeleceu o seu próprio ritmo de sono, muitas vezes independente do horário da mãe. Ou seja, o bebé pode dormir durante o dia e estar ativo à noite. Ao nascer, o bebé tem que se habituar aos horários dos pais.
No primeiro mês de vida, passa a maior parte do tempo a dormir e acorda para comer e para fazer a higiene. Nesta fase, o mais acertado é a mãe conseguir adaptar-se às rotinas do bebé. Dormir quando ele dorme e cuidar do bebé quando ele acorda. Aqui, a rede de apoio familiar é fundamental para que a mãe possa alterar os seus horários, adaptando-os aos do bebé.
Gradualmente, e muito com a ajuda dos pais, o bebé começa a diferenciar a noite do dia e aprende a regular o sono, dormindo mais horas seguidas à noite e ficando mais tempo ativo durante o dia.
No entanto, a maioria dos bebés não dormem a noite toda aos 3 meses. Ou podem dormir mais horas numas noites do que noutras. Depois há as fases do crescimento, como o nascimento dos dentes que, pelo desconforto que provoca, pode prejudicar a qualidade do sono e lá voltam os acordares noturnos.
Muito importante: saber gerir expectativas
Antes de mais, é muito importante que os pais saibam o que os espera nos primeiros meses de vida do bebé. Vão haver noites difíceis, rotinas que mudam, menos tempo para se dedicarem a si próprios, medos e anseios a ultrapassar e, eventualmente, outros filhos que continuam a precisar da atenção e cuidados.
Se os pais tiverem consciência destas mudanças será mais fácil adaptarem-se à nova realidade e programar as suas vidas e rotinas diárias. Por isso, é tão importante aproveitar o curso de preparação para o parto para trocar experiências com outras mães que já têm filhos e com os profissionais de saúde.
Por outro lado, esta antecipação das necessidades do bebé nos primeiros meses de vida também ajuda os pais a pensar quais serão as suas estratégias durante noite, quem se vai levantar para acalmar o bebé e trocar as fraldas, quanto tempo vão demorar a fazê-lo, como aprender a detetar os sinais do bebé antecipadamente, etc..
Desta forma, as necessidades do bebé são respondidas de imediato porque os pais estão organizados para o fazer, o que permite que o bebé volte a adormecer rapidamente.
Estratégias que facilitam a amamentação e acalmam o bebé
Durante o período da amamentação, muitas mães optam por levar o bebé para a sua cama. É mais fácil para o bebé mamar e menos cansativo para a mãe que não tem que se levantar várias vezes durante a noite.
A capacidade de regular o sono é uma capacidade biológica que o bebé vai adquirindo ao longo do tempo. Por isso, é normal que, nos primeiros meses de vida, o bebé não consiga adormecer sozinho nem dormir a noite toda sem acordar. Muitos bebés não dormem uma noite inteira até aos 12 meses de idade.