Os bebés encontram grande conforto no tom melodioso da voz da mãe que tão bem reconhecem logo após o nascimento. Nos primeiros meses de vida, os bebés precisam de ajuda para aprender a dormir e da segurança da companhia dos pais. São momentos exigentes mas também cheios de ternura e que vão deixar muitas saudades.
Por isso, por vezes poderá ser necessária uma pequena ajuda. Usar música para adormecer o seu bebé poderá ser uma excelente estratégia.
A música infantil para adormecer embala o seu bebé em momentos de magia para soninhos tranquilos.
Mas a música para adormecer o seu bebé não tem que ficar por canções infantis. A natureza produz sons maravilhosos e reconfortantes. Há ainda o ruído branco e para os bebés recém-nascidos, o som do útero é muito familiar. Estas últimas tipologias de som não são particularmente música, mas são contudo, de certa foram, musicais.
Música para adormecer o seu bebé
1- Cantar para o seu bebé
Não há nada como a voz reconfortante da mãe ou do pai para deixar o bebé tranquilo. E de tranquilidade até adormecer. Seja a cantarolar ou a cantar uma das muitas velhas canções de embalar, este método é sempre (ou quase sempre) infalível para por o seu bebé a dormir.
2- Canções de embalar ou infantis
Se a sua voz não estiver pelos ajustes, e o seu bebé é recetivo às canções infantis, experimente então por uma compilação de algumas canções. Os pais mais audazes, podem, inclusivamente, gravar várias canções de embalar cantadas por eles próprios e reproduzi-las naqueles dias em que o cansaço não ajuda.
3- Sons da natureza
Os sons da natureza (com música clássica ou não) são muitíssimo relaxantes para qualquer pessoa. Além disso, a grande maioria das pessoas deverão achar este tipo de sons muito agradáveis e com o poder de os transportarem para lugares idílicos onde a natureza reina. Os bebés não são exceção.
Além de os deixar relaxados, a tranquilidade e continuidade dos sons da natureza embalam e ajudam o bebé a adormecer. Por serem um pouco repetitivos, na sua maioria os sons da natureza poderão ser também considerados “ruídos brancos” (ver abaixo). Exemplo de sons da natureza com mistura de música clássica que encontra facilmente em compilações:
- Ondas do mar
- Água a correr
- Canto dos pássaros numa floresta
- Som de golfinhos
- Chuva a cair
4- Som do interior do útero
Nos três primeiros meses de vida, o som do útero poderá ter uma influência muito benéfica em acalmar e adormecer o bebé. Acontece que durante muitos meses estes foram os sons que o seu bebé ouviu: sons dos batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo e de outras funções orgânicas da mãe. Ora este som da vida intrauterina continua a ser familiar nas primeiras semanas de vida, e logo reconfortante para o bebé .
5- Ruído branco
Já ouviu falar do ruído branco? Ruído como música para adormecer o seu bebé? Sim, ruído, mas com uma diferença. O ruído branco consiste num som mais ou menos contínuo, que camufla o resto dos sons, ocupando todo o nosso espetro auditivo.
O nosso sistema auditivo nunca descansa, incluindo quando dormimos. Nos bebés isso não é exceção. O próprio som do seu choro deixa-os agitados. O ruído branco é constante, não tem altos bem baixos e promove o relaxamento do cérebro, acalmando o bebé. Isso acaba por ser meio-caminho andado para adormecer.
Confira este artigo do portal do Diário de Notícias para saber mais sobre o ruído branco.
Exemplos de ruído branco:
- Secador
- Aspirador
- Alguns sons da natureza (chuva, água a correr…)
- Exaustor
- Desumidificador
- Ar condicionado
- O som do útero
6- Música clássica
A música clássica tem igualmente um enorme poder de relaxamento e de nos transportar para o mundo dos sonhos…literalmente! Podemos sugerir compositores como Mozart, Bach e Liszt. No You Tube irá encontrar inúmeras compilações de música clássica especificamente para adormecer o seu bebé.