1. Verifique a temperatura do quarto. Certifique-se que o quarto está a uma temperatura amena, à volta dos 18º-20º C.
2. Toque na pele do bebé para perceber se poderá estar com calor ou frio. Se o bebé se sentir desconfortável vai ter maior dificuldade em adormecer. Pode precisar de despir ou vestir mais uma peça de roupa. Evite cobrir o bebé excessivamente para não se sentir sobreaquecido.
3. Garanta que o bebé está bem. Sem sinais de febre, dores ou cólicas, por exemplo.
4. Verifique se o bebé está a precisar de mudar a fralda. Alguns bebés não conseguem adormecer se se sentirem molhados ou sujos.
5. Certifique-se que o bebé não tem fome ou sede ou se precisa de arrotar.
6. Tente acalmar e relaxar o bebé mas evite pegar-lhe ao colo.
7. Experimente colocar um móbil no berço com sons delicados e cores. Este tipo de estímulos pode ajudar o bebé a relaxar e induzir o soninho.
8. Depois de terminada a rotina do sono, evite ir ao quarto a não ser que o bebé chore insistentemente.
9. Mantenha o bebé bem aconchegado mas com liberdade de movimentos por forma a que a roupa não o incomode.
10. Evite perturbar o bebé (fazer barulho, fazer festinhas ou mexer no bebé, entrar no quarto sem necessidade).
Crie estratégias para garantir um bom soninho sem perturbações, especialmente durante os períodos de sono leve. Depois de despertar, o bebé tem alguma dificuldade em voltar a adormecer por isso, o segredo para noites tranquilas é manter o bebé a dormir sem interrupções.
Nos bebés maiorzinhos, podem existir outras causas para a perturbação do sono como os dentes que começam a nascer ou a angústia da separação (sentimento que aparece por volta dos 8 meses de idade).