Tem um bebé a caminho e não sabe como vai ser o sono do bebé com outras crianças em casa? Não entre em pânico. Conheça algumas dicas para o sono do bebé que a vão ajudar a conciliar o sono de toda a família.
Sono do bebé com outras crianças em casa
Já ouviu a história do bebé que, mal chegou a casa, foi logo dormir para o quarto dos irmãos, com 3 e 6 anos, e que todos dormiam tranquilamente durante a noite e viveram felizes para sempre? Não?! Esta pode ser a sua história.
Todos precisamos de dormir o mesmo número de horas?
Antes de mais é necessário perceber as necessidades de sono de todos os membros da família, em especial dos mais novos. A Academia Americana de Medicina do Sono divulgou, em junho de 2016, novas recomendações onde estabelece períodos mínimos e máximos adequados a cada faixa etária. Esta declaração foi subscrita pela Academia Americana de Pediatria.
Recém-nascido
Para os bebés com idade inferior a 4 meses não foram divulgadas recomendações devido à ampla variação dos normais padrões e duração de sono nesta faixa etária. No entanto, os especialistas apontam para 14 a 17 horas por dia.
Bebé dos 4 aos 9 meses
Dos 4 aos 9 meses, o bebé precisa de 12 a 16 horas diárias de sono (incluindo sestas).
Nos primeiros meses de vida, o bebé ainda não consegue distinguir o dia da noite e vai precisar de ajuda para ajustar o seu ritmo interno aos horários da família. Para além disso, acorda frequentemente para comer, de dia e de noite. Entre os 3 a 6 meses, o bebé começa a desenvolver o seu padrão de sono.
As crianças de 1 a 2 anos precisam de 11 a 14 horas por dia, incluindo sestas.
Como o recém-nascido não consegue distinguir entre o dia e a noite, é importante que faça esse treino gradualmente. Durante a noite, mantenha o quarto sossegado e o mais escuro possível e, se precisar de mudar a fralda ou de alimentar o seu bebé, use uma luz suave. Durante o sono diurno, deixe entrar alguma luz natural na divisão onde o bebé está a dormir.
Criança de 3 a 5 anos
Uma criança de 3 a 5 anos, por exemplo, precisa de 10 a 13 horas de sono diárias, incluindo sestas. A “sesta das crianças é tão importante como comer“. Esta recente afirmação da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) reflete a importância que os especialistas atribuem ao período de descanso diurno no bem-estar infantil.
Durante o período pré-escolar a maior parte das crianças precisa de um ciclo de sono bifásico (sono noturno + sesta). A partir dos 4/5 anos de idade algumas crianças começam a transição para o ciclo de sono monofásico (só sono noturno).
Adultos
Os pais precisam, em média, de 7 a 9 horas diárias para conseguir descansar e repor energias. Com um bebé ou crianças pequenas em casa, o sono dos pais pode ser agitado e irregular mas, já pensou que regular o seu próprio sono pode ser o primeiro passo para que os seus filhos consigam também regular o deles?
O sono do bebé com outras crianças
Quando traz o seu bebé recém-nascido para casa e, especialmente devido à necessidade que terá de o alimentar pelo menos de 3 em 3 horas, mesmo durante a noite, o mais prático será colocar o berço no seu quarto, evitando que os irmãos acordem também durante a noite e facilitando o seu trabalho de muda de fralda e alimentação.
No entanto, assim que possível, o bebé deve ir para o seu próprio quarto e se o vai partilhar com os irmãos, então é importante que estes entendam que o bebé tem um ciclo de sono diferente e que devem respeitar as suas necessidades.
Defina e mantenha uma rotina de sono coerente
Definir e manter uma rotina do sono consistente é fundamental para que o cérebro saiba o que vem a seguir. A rotina dá coerência às atividades diárias, nomeadamente, da permanência da hora de ira para a cama e de acordar. E isto é tão importante para o recém-nascido, para o bebé, para as crianças e para os adultos.
Para além disso, ensinar o bebé e as crianças a dormir é algo com muito valor. As crianças devem ser capazes de voltar a adormecer sozinhas se acordarem durante a noite e com o mínimo de muletas (como a chupeta ou a luz de presença no quarto). Estas competências serão essenciais para uma boa higiene do sono por toda a vida.
Não importa se tem de mudar a hora do jantar, do banho, da história para dormir, importante é manter a hora e a rotina do sono. Se os seus filhos perceberem que está na hora de dormir, pelas rotinas que introduziu, mais facilmente vão para a cama e menos birras fazem.
Exemplo de uma rotina de sono
- Jantar
- Banho
- Vestir o pijama
- Fazer as necessidades
- Ir para a cama
- Hora da história
- Miminhos
- Apagar as luzes
Regras da casa
Estipular regras claras sobre a hora de ir dormir é de extrema importância para todos. Naturalmente, estas regras não dirão nada ao recém-nascido, mas com o tempo também ele irá regular o seu sono pelas rotinas familiares.
Ensinar aos mais velhos o que pode acordar o irmão, para que tenham mais cuidado, baixar o volume da televisão, diminuir as luzes acesas em casa, dar 20 minutos aos mais crescidos para irem para a cama após o primeiro aviso, são alguns hábitos que vão ajudar a manter uma boa rotina de sono e um bom descanso para toda a família.