Embora não haja dados relativos à ocorrência de infeções ou intoxicações no verão, o aumento da temperatura ambiente é um fator que favorece o crescimento dos microrganismos, nomeadamente das bactérias.
Nesta altura do ano é necessário redobrar os cuidados de higiene e segurança alimentar:
1 Se fizer um piquenique ou tiver de transportar a sua refeição para fora de casa, confecione os alimentos, de preferência, no próprio dia. Caso não seja possível, após a confeção, arrefeça-os rapidamente e mantenha-os no frio
2 Transporte os alimentos mais perecíveis (ex: queijo, fiambre, iogurtes) de forma segura, usando sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo*
3 Caso não tenha nenhum destes equipamentos, prefira alimentos que não se alterem com o calor como pão, bolachas, sumos de fruta, leite UHT, fruta inteira, tostas, frutos secos, etc.
* O fabricante geralmente especifica quanto tempo os alimentos podem permanecer no equipamento (geralmente mantêm a temperatura entre 2 a 4 horas). Atualmente existem no mercado equipamentos capazes de funcionarem como frigoríficos portáteis, que usam como alimentação o isqueiro do carro e ou uma tomada de 220v e que são excelentes para viagens mais prolongadas.