O ciclo menstrual é regido por uma série de alterações hormonais, que funcionam de forma interativa entre as glândulas hipotálamo, hipófise, ovários, adrenal e tiróide.
Qualquer disfuncionamento nesta cadeia de eventos pode levar a mulher a ter alterações na menstruação. O ciclo pode ser dividido em fases, a fase folicular e a lútea, que tem como divisão a ovulação.
O que é o ciclo menstrual?
O ciclo menstrual é o intervalo de tempo que decorre entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte.
O primeiro dia de um ciclo menstrual é o primeiro dia da menstruação.
Embora se diga que um ciclo normal, a menstruação demora de 28 a 30 dias para aparecer, e dura, em média, de três a cinco dias.
Contudo, a duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e, por vezes, na mesma mulher é comum os ciclos não terem a mesma duração.
É assim que pode considerar que os seus ciclos são regulares ou irregulares.
Considera-se que a duração normal varia entre 21 e 35 dias.
Fases do ciclo menstrual
Logo após a ovulação, o interior do útero (chamado endométrio) torna-se mais espesso, com muitos vasos sanguíneos. Esta transformação tem como objetivo preparar o útero para receber o ovo (óvulo fertilizado). Esta é a fase da “preparação do ninho” para uma gravidez, caso esta ocorra.
Se não houver gravidez, soltam-se os vasos sanguíneos do endométrio que saem pela vagina da mulher, provocando a menstruação. Este momento marca o início de um novo ciclo menstrual.
Se ocorrer uma gravidez, não há menstruação.
O que determina a quantidade do fluxo?
O que determina a quantidade do fluxo é o tamanho do útero, a quantidade de endométrio (revestimento interno do útero) e a quantidade de hormonas: estrogénio e progesterona produzidos pelo ovário.
O ciclo menstrual ao longo da vida
À primeira menstruação dá-se o nome de menarca, e esta ocorre normalmente entre os 10 e os 16 anos podendo, ocasionalmente, ocorrer mais cedo ou mais tarde.
Nas adolescentes, os primeiros ciclos menstruais podem ser muito irregulares, o que normalmente não constitui razão para preocupação.
Quando a mulher deixa de menstruar, dizemos que entrou na menopausa, e significa que os ovários deixaram de produzir óvulos.
Para a maioria das mulheres, a menopausa ocorre entre os 45 e os 55 anos, podendo acontecer de forma súbita ou gradual.
Ovulação
O ovário contém uma espécie de cápsulas (chamadas folículos) do tamanho da cabeça de um alfinete. Pelo menos um destes folículos vai crescer e ficar do tamanho de uma ervilha.
Este processo demora cerca de 14 dias e chama-se fase folicular do ciclo menstrual. Por volta do 14º dia do ciclo, o pequeno folículo rompe-se e sai de dentro dele um óvulo (célula reprodutora feminina). A este fenómeno dá-se o nome de ovulação.
Bibliografia: Associação para o Planeamento da Família; Associação Portuguesa de Fertilidade [visitado em 2 de maio de 2017]