Ter um ciclo menstrual irregular é normal? A resposta poderá ser sim e não pois depende de vários fatores. Neste artigo vamos explicar em que consiste um ciclo menstrual irregular, o que fazer e em que circunstâncias consultar um ginecologista ou médico de família.
O ciclo menstrual
Ao contrário do que possa pensar, o ciclo menstrual não consiste apenas no período. Na verdade, o período, ou menstruação, marca o início do ciclo menstrual. Durante o período dá-se a descamação do tecido uterino que se tinha formado para receber um óvulo fecundado. Não havendo gravidez, este tecido é descomposto e descama. O tecido sai, pois em forma de hemorragia vaginal.
Os períodos normalmente iniciam na fase da puberdade da mulher, entre os 10 e os 16 anos de idade. Só quando a mulher atinge a menopausa é que deixa de ter períodos. A menopausa normalmente ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade.
O que é um ciclo menstrual irregular?
Antes de mais nada, convém apresentar alguns factos sobre o ciclo menstrual, que provavelmente são já bem conhecidos. O ciclo menstrual tem em média a duração de 28 dias. No entanto, é considerado normal se este for um pouco mais curto ou mais longo que 28 dias. Uma mulher poderá ter entre 11 a 13 períodos por ano.
É considerado ciclo menstrual irregular quando o intervalo entre os períodos se alteram frequentemente. Isto significa que os ciclos menstruais podem ser bastante mais curtos ou bastante mais longos do que o normal.
O sintoma principal de um ciclo menstrual irregular é quando este dura mais de 35 dias ou quando apresenta uma duração variável. É ainda considerado menstrual irregular se se verificarem alterações no fluxo menstrual, ou se este apresentar coágulos com um diâmetro superior a 2,5 cm.
Durante a puberdade e a perimenopausa (período que antecede a menopausa) verificam-se igualmente irregularidades no ciclo menstrual. Contudo, estas são em princípio normais e não deverão ser objeto de preocupação
Quais são as causas de um ciclo menstrual irregular?
- Gravidez: se desconfia que poderá estar grávida deve efetuar um teste de gravidez
- Puberdade: os primeiros meses a dois anos são frequentemente irregulares
- Perimenopausa: é o período que antecede a menopausa e verifica-se normalmente entre os 45 e os 55 anos de idade; o período pode tornar-se irregular, assim como o fluxo menstrual
- Amamentação: durante esta fase, os períodos podem ser escassos ou mesmo inexistentes. Contudo, pouco tempo após deixar de amamentar os perídos voltam como habitual
- Pílula anticoncecional: no início da toma, principalmente, não é raro ocorrerem pequenas hemorragias entre os períodos (spotting), assim como fluxo menstrual reduzido
- Dispositivos Intrauterinos (DIU) hormonais: estes podem causar períodos irregulares
- Obesidade e ganho rápido de peso: a obesidade exerce impacto sobre os níveis hormonais e de insulina, o que por sua vez pode interferir com o ciclo menstrual; por outro lado, engordar rapidamente pode também causar um período irregular.
- Perda de peso extrema ou distúrbio alimentar: a perda excessiva ou rápida de peso pode provocar a ausência do período. Consumir menos calorias do que as necessárias pode afetar a produção das hormonas necessárias para ovular.
- Problemas de saúde: doenças como o cancro do útero ou do endométrio, problemas com a tiroide e a síndrome dos ovários policísticos podem causar um ciclo menstrual irregular
- Stress: pois interfere com a parte do cérebro que controla as hormonas responsáveis pela regularidade dos períodos
- Prática de desporto muito intensa: pode causar períodos com um fluxo menstrual escasso ou falhas nos períodos
Em que circunstâncias devo consultar um médico?
Consulte um médico se:
- Tiver menos de 45 anos de idade e o seu ciclo menstrual se tornar irregular repentinamente
- Os seus períodos surgirem com uma frequência inferior a 21 dias ou superior a 35 dias
- Estiver a tentar engravidar e tiver um ciclo menstrual irregular
- Existir uma diferença de 20 dias ou mais entre o seu ciclo menstrual mais curto e o mais longo