A endometriose é uma doença silenciosa que afeta cerca de uma em cada dez mulheres em idade fértil. Estima-se que em todo o mundo cerca de 178 milhões de mulheres sofram de endometriose refere o jornal The Guardian. Saiba o que é, os sintomas e como é realizado o tratamento.
Endometriose e gravidez.
Vários especialistas defendem que 50% dos problemas de infertilidade inexplicados podem dever-se a esta doença silenciosa, que afeta a mulher no auge da sua vida fértil.
Esta doença torna-se por vezes tão dolorosa e incapacitante que pode mesmo impedir o trabalho, a sociabilização ou mesmo a relação sexual.
É muitas vezes difícil chegar ao diagnóstico da endometriose por não haver muita informação, pela falta de financiamento para investigação, e também ao facto de os profissionais da saúde não estarem sensibilizados para ela, sendo que, por vezes, as mulheres sofrem durante anos até ao diagnóstico final, refere também o The Guardian.
O que é a endometriose?
É uma doença caracterizada pela existência de tecido semelhante ao endométrio, (tecido que reveste a parede interna do útero), fora da cavidade uterina, nomeadamente na região pélvica, ovários, trompas, bexiga e intestino.
É uma doença crónica que pode começar na primeira menstruação e regredir com a última.
Sintomas da endometriose
- Cólicas menstruais intensas (dismenorréia);
- Dor durante a relação sexual (dispareunia);
- Dor pré-menstrual;
- Dor na região pélvica;
- Sangramento menstrual intenso e irregular;
- Alterações urinárias (normalmente relacionadas com o período menstrual);
- Alterações intestinais (normalmente relacionadas com o período menstrual);
- Infertilidade.
Tratamento da endometriose
A endometriose não tem cura e o tratamento é orientado para o alívio da dor e dos outros sintomas, aumentar as possibilidades de gravidez e reduzir os focos de endometriose.
Endometriose e gravidez
A endometriose não interfere com a gravidez, nem apresenta qualquer risco para o desenvolvimento do feto, sendo que uma gravidez até ajuda a controlar a doença devido às quantidades de progesterona que o corpo da mulher produz quando está grávida.
No caso de suspeita de patologia endometrial, a avaliação ecográfica do endométrio deve ser realizada, idealmente, na fase proliferativa do ciclo menstrual, altura em que este se encontra homogéneo, hipoecogénico e não muito espessado (4-7 mm de espessura). Deve ser tida em conta o grupo etário da mulher, ciclos menstruais e o tipo de terapêutica hormonal realizada. In Norma 057/2011 da Direção-Geral da Saúde
Como se previne?
Não é possível prevenir o desenvolvimento de endometriose, mas essa possibilidade pode ser diminuída através de uma redução dos níveis de estrogénios no organismo.
Nesse sentido, é importante escolher o método de contraceção mais adequado a cada mulher, praticar exercício físico regularmente, de modo a reduzir a massa gorda (fonte de estrogénios) e evitar o consumo excessivo de álcool e de cafeína.