Estilo de vida
- Consumir álcool
A fertilidade feminina e masculina pode ser afetada pelo consumo de demasiado álcool. As diretrizes clínicas no Reino Unido recomendam o consumo máximo de 1 a 2 unidades por dia para as mulheres e 3 a 4 unidades por dia para os homens – quer esteja ou não a tentar engravidar. A redução da quantidade de álcool ingerida pode ajudá-la a engravidar.
- Tabagismo
Em comparação com os não fumadores, os homens que fumam podem ter uma contagem de esperma inferior e/ou um número superior de espermatozoides anormais.
Nas mulheres, fumar pode afetar a fertilidade e acionar a menopausa precoce. Também pode aumentar o risco de aborto e os sintomas precoces de trabalho de parto. Fumar faz muito mal à saúde do feto e o melhor é parar de fumar antes de engravidar.
Tanto a futura mãe como o parceiro devem tentar parar de fumar se pretendem engravidar.
- Drogas recreativas
Hoje em dia, há um grande leque de drogas recreativas/ilegais utilizadas e ainda não se apurou bem como afetam a fertilidade.
Como muitas drogas podem ter efeitos maus num bebé em desenvolvimento, deve parar a utilização de qualquer droga recreativa/ilegal antes de começar a tentar engravidar.
Peso
Ter peso a menos ou a mais pode alterar o ciclo menstrual e reduzir as suas hipóteses de engravidar. Os homens com excesso de peso têm uma contagem inferior de espermatozoides e de qualidade fraca.
Consulte o seu médico ou enfermeiro para ficar a saber qual é o peso ideal para si e para aconselhamento prático sobre como ganhar ou perder peso, caso seja necessário.
Medicação
Se estiver a tomar medicação, ou o seu parceiro, verifique junto do médico que não reduz a fertilidade. Podem existir alternativas.
Idade
Nasceu com uma reserva de óvulos para toda a vida e o número reduz com a passagem dos anos. Após os 38-40 anos, a taxa de perda é muito maior e a qualidade dos óvulos também diminui.
Se tiver mais de 35 anos, é uma boa ideia visitar o médico após cerca de seis meses de estar a tentar e se tiver mais de 40 anos, peça ao seu médico aconselhamentos no momento em que decida engravidar. Sabe-se menos sobre a fertilidade nos homens mais velhos, mas também se acredita que diminui por volta dos 40 anos.
(1) Leiblum SR, et al. Vaginal dryness: a comparison of prevalence and interventions in 11 countries. J Sex Med. (2009) 6: 2425-2433