O congresso online e gratuito realiza-se, pela primeira vez, em colaboração com o Hospital Lusíadas Porto e reúne especialistas em Ginecologia, Pediatria, Enfermagem e Células Estaminais. As inscrições online estão disponíveis aqui.
Sob o tema “Chegou o dia do parto, e agora?”, o Baby Health Summit promete ser um dos eventos mais completos sobre a saúde da grávida e do recém-nascido. Após o sucesso das primeiras sete edições, o congresso está de volta no dia 26 de outubro, entre as 10h00 e as 13h00, em parceria com uma das principais instituições privadas de saúde do país, o Hospital Lusíadas Porto. Esta edição decorre em formato híbrido, presencial e com transmissão online, permitindo que todas as famílias possam participar, gratuitamente.
O parto é um dos momentos mais aguardados pelas grávidas, mas vem acompanhado de muitas questões, em particular para as grávidas que estão a viver esta experiência pela primeira vez. O objetivo do evento é enriquecer o conhecimento dos futuros pais e mães que estão a preparar a chegada do bebé, reunindo os melhores especialistas em áreas como Ginecologia, Pediatria, Enfermagem em Saúde Materna e Células Estaminais.
Faça o seu registo aqui: Baby Health Summit
A primeira palestra, com o pediatra Hugo Rodrigues, autor do site “Pediatria Para Todos”, vai abordar a importância do acompanhamento do pediatra desde a gravidez até ao pós-parto.
Com a quantidade de informação disponível sobre a preparação da mala de maternidade, muitas grávidas podem sentir-se confusas. Por isso, a enfermeira Catarina Vieira, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia do Hospital Lusíadas Porto, vai estar presente no evento para partilhar os produtos essenciais, que não podem faltar na mala de maternidade.
A pediatra Filipa Flor-de-Lima vai abordar o tema “Os cuidados neonatais no Hospital Lusíadas Porto”. Com uma carreira dedicada à neonatologia, a Coordenadora na Unidade de Neonatologia do Hospital Lusíadas Porto vai explicar os cuidados e o acompanhamento que são prestados aos recém-nascidos logo após o parto, apresentando a abordagem de uma equipa especializada, focada na segurança e bem-estar dos bebés durante os seus primeiros dias de vida.
Já a diretora médica da Crioestaminal, Alexandra Machado, vai partilhar a importância das células estaminais do cordão umbilical para a saúde do bebé e da sua família. Atualmente estas células fazem parte de várias opções terapêuticas no tratamento de mais de 90 doenças.
Por fim, a enfermeira Catarina Pedrosa vai focar num dos temas mais desafiantes para os novos pais: o sono do bebé. A especialista em Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Lusíadas Porto vai partilhar conselhos práticos sobre como ajudar o bebé a estabelecer padrões de sono saudáveis e criar um ambiente adequado para o descanso.
Faça o seu registo aqui: Baby Health Summit
Este evento é patrocinado pela Crioestaminal e o Hospital Lusíadas Porto.
Sobre a Crioestaminal
A Crioestaminal, com 21 anos de existência, foi pioneira na criopreservação de células estaminais em Portugal, sendo o maior banco da Península Ibérica, e integra atualmente o maior grupo europeu da área, que conta com mais de 1 milhão amostras recolhidas e guardadas. Conta também, com o maior número de amostras resgatadas e transplantes realizados, com mais de 200 utilizações de amostras de sangue do cordão umbilical, 15 das quais com amostras guardadas pela Crioestaminal. Promove um trabalho de referência na terapêutica com células estaminais, com quatro patentes internacionais registadas e vários projetos de investigação em curso. Investe, anualmente, cerca de 10% do seu volume de negócios em atividades e projetos de Investigação e Desenvolvimento. A Crioestaminal é acreditada internacionalmente para o processamento do sangue e do tecido do cordão umbilical pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB) e tem desenvolvido estratégias de acessibilidade de modo que mais famílias tenham acesso ao serviço de criopreservação. Além de guardar as células estaminais das famílias para o tratamento de doenças, a Crioestaminal promove a possibilidade de acesso a tratamentos inovadores com células estaminais, estando a desenvolver projetos para o desenvolvimento de novos medicamentos.
Sobre o Hospital Lusíadas do Porto
O Hospital Lusíadas Porto é uma das principais unidades da Lusíadas Saúde. Fundada em 1998, a Lusíadas Saúde tem apresentado um crescimento sustentado e um alargamento da sua rede assistencial a todo o país. Atualmente, tem 13 unidades de saúde de norte a sul de Portugal, incluindo oito hospitais (Braga, Porto, Santa Maria da Feira, Lisboa, Amadora, Monsanto, Albufeira e Vilamoura) e cinco clínicas (Gaia, Oriente, Almada, Faro e Fórum Algarve). A Lusíadas Saúde geriu ainda, durante 14 anos, o Hospital de Cascais em regime de Parceria Público-Privada até 31 de dezembro de 2022. Com mais de 7.000 profissionais, o Grupo realizou, no último ano, mais de 1,3 milhões de consultas. Já em 2024 reforçou a sua aposta na medicina dentária, passando a contar com mais de 30 clínicas HeyDoc.