As primeiras semanas da gestação são vitais para o desenvolvimento do seu bebé. No final do primeiro trimestre da gravidez, todas as estruturas e órgãos do corpo do bebé estão desenvolvidos e alguns até já funcionam. As células cardíacas batem e o embrião tem um sistema circulatório independente do da mãe.
Acompanhe o essencial da formação do seu bebé nas primeiras semanas da sua gestação e saiba o que está a acontecer dentro do seu ventre mesmo sem saber que está grávida.
1ª e 2ª semanas da gravidez – o que se passa no seu corpo
Nas duas primeiras semanas da gravidez não está verdadeiramente grávida. No entanto, para facilitar a datação da gravidez, convencionou-se iniciar a sua contagem no primeiro dia do último período menstrual apesar de a fertilização do óvulo só acontecer a meio do ciclo menstrual, cerca de 14 dias depois.
Assim, haverá um desfasamento de duas semanas entre a idade da sua gravidez e a idade do seu bebé. Ou seja, a sua gravidez será duas semanas “mais velha” do que a idade do seu bebé cujo primeiro dia de vida se conta a partir da data provável de fertilização do óvulo pelo espermatozoide (por exemplo, se está grávida de 10 semanas, a idade do seu bebé é de 8 semanas).
A meio do ciclo, o seu corpo prepara-se para uma eventual fertilização bem-sucedida. Para além disso, o aumento dos níveis de testosterona ocorre em conjunto com o pico da hormona luteinizante (LH), associando-se a um aumento do desejo sexual precisamente nos dias em que a probabilidade de engravidar é maior.
No final da fase embrionária, o seu bebé tem um aspeto completamente humano e aumentou o peso cerca de 50 vezes.
Artigos deste tema
- 3ª e 4ª Semanas da gravidez – desenvolvimento embrionário
- 5ª e 6ª Semanas da gravidez – desenvolvimento embrionário
- 7ª e 8ª Semanas da gravidez – desenvolvimento embrionário
- 9ª e 10ª Semanas da gravidez – desenvolvimento embrionário
Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.