Gravidez mês lunar – mês 10
Com cada vez menos espaço no útero, os seus movimentos tornam-se mais contidos. Encaixado com a cabeça na sua pélvis, está pronto para nascer.
Poderá começar a sentir contrações, cada vez mais fortes, regulares e dolorosas, a bolsa de águas pode romper, sintomas de que também o seu corpo se prepara para o seu nascimento.
O trabalho de parto é composto por três fases:
Numa gravidez sem complicações, a primeira fase do trabalho de parto poderá ser passada em casa até chegar ao ponto em que tem que se dirigir à maternidade. Registe o tempo entre contrações e mantenha-se o mais tranquila possível enquanto aguarda.
A dilatação é considerada total quando chega aos 10 cm e, nessa altura, pode surgir uma grande vontade de fazer força. Isso quer dizer que começou a segunda fase do trabalho de parto: o período expulsivo.
Já com o bebé nos braços, acontece a terceira e última fase do parto com a expulsão ou dequitadura da placenta.
O seu peito começa a produzir colostro, o primeiro leite materno, altamente nutritivo e pronto para satisfazer as necessidades nutricionais do seu bebé.
Os primeiros dias do recém-nascido
Para o bebé, o momento do nascimento, marca o fim de um ciclo e o início de outro. O bebé perde a proteção do útero materno, tem frio, fome, sente-se mais ou menos confortável, tem que lidar com a digestão do leite, pode ter cólicas…
O primeiro trimestre de vida, denominado por alguns especialistas como o 4º trimestre, é um período muito exigente e de profundas mudanças para o bebé. O primeiro mês é vivido lentamente, com muitas horas de sono intervaladas, apenas, para comer e para fazer a higiene. Ao longo do segundo mês, o bebé passa a estar mais horas acordado e recetivo a estímulos.
Com o nascimento de um bebé, inicia-se uma nova etapa muito gratificante para toda a família. O primeiro ano de vida deixa uma marca indelével no desenvolvimento da criança.
Em apenas 12 meses, o bebé atravessa uma série de fases do desenvolvimento e, no final deste breve período, ensaia os primeiros passos, diz as primeiras palavras, junta-se ao resto da família para partilhar as suas refeições, tem as suas rotinas diárias estruturadas e parte, “sozinho“, à descoberta das maravilhas que o esperam lá fora.
“O bebé humano é, de entre todos os mamíferos, o que nasce mais imaturo. Durante os primeiros meses, necessita de apoio permanente para poder sobreviver, ao contrário dos outros mamíferos que, poucas horas, ou poucos dias, após o nascimento já têm capacidade de andar e sobreviver.
O tamanho do crânio, que em relação ao resto do corpo se vai tornar, proporcionalmente, muito maior do que o dos outros mamíferos, será a causa para a necessidade de ter de sair do útero enquanto o diâmetro do crânio ainda o permite e ter de continuar, depois do nascimento, o seu desenvolvimento neurológico”. in O 4º mês trimestre da gravidez – a vivência o bebé
Mês anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.