Gravidez mês lunar – mês 6
O corpo do bebé cobre-se com uma fina camada de pêlos – lanugem – que retém a gordura cutânea e assim protege a delicada pele do bebé do ambiente húmido onde está mergulhado.
As células do córtex cerebral estão a amadurecer, o ciclo do sono, que pode ser diferente do da mãe, está bem estabelecido e o bebé dorme a maior parte do tempo, cerca de 18 a 20 horas por dia.
Os sentidos apuram-se e o bebé reage a estímulos externos. Retrai-se ou desvia o rosto quando há uma clarão de luz, ouve a música, sente as carícias sob a barriga da mãe e escuta os ruídos do corpo materno.
Os olhos ainda estão cerrados. As articulações e os músculos estão mais firmes e os movimentos do bebé tornam-se mais vigorosos. Poderá sentir um pontapé ou a mão a empurrar a barriga.
Se tocar na sua barriga, pode sentir o corpo do seu bebé, especialmente quando ele está a dormir e não se movimenta.
No final deste mês, o bebé medirá cerca de 30 cm e 600 g. de peso. À medida que cresce e o espaço no útero fica mais limitado, pode assumir a posição fetal, com os joelhos próximos da barriga e os braços dobrados no peito.
Depois do nascimento, o seu filho poderá dormir durante muitos anos nesta posição, que transmite a segurança e o conforto experimentados durante o período de vida uterina.
Próximo mês
Mês anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.