O corpo da mulher na 34ª semana da gestação
A postura que se vai naturalmente adotando, de barriga para a frente e quadris para trás, não favorece a correta posição da coluna vertebral provocando dor e desconforto. Este desconforto vai aumentando ao longo da gravidez devido ao aumento do peso do bebé.
Para minimizar estes sintomas, procure adotar uma postura adequada, o mais vertical possível, corrigindo a posição sempre que tender a dobrar as costas, evite o aumento excessivo de peso, faça exercício regularmente ou caminhe calmamente sempre que tenha oportunidade, pratique exercícios de relaxamento e evite o uso de calçado desconfortável, demasiado apertado com saltos rasos ou altos.
Durante a gravidez o seu peito prepara-se para a amamentação: vai aumentar de tamanho, a aréola ficará mais escura, e as glândulas de Montgomery aumentam. A pele parece mais fina e as veias mais visíveis. O sistema de ductos (canais) aumenta e diferencia-se assim como os alvéolos, lóbulos e lobos.
Por volta desta semana, a sua placenta atinge a maturidade. Nas próximas semanas, começara a envelhecer.
O volume de sangue em circulação no seu organismo aumentou cerca de 50% desde o início da gravidez. Agora deverá manter-se neste nível até ao final da gestação.
Dicas e sugestões
- Caso o seu bebé não tenha “dado a volta”, ou seja, ainda não se tenha posicionado de cabeça para baixo, o seu médico poderá manipular o bebé através do abdómen para que se vire;
- Se ainda não sentiu, pode começar a sentir contrações ligeiras (o útero endurece durante uns 30 segundos e depois descontrai-se), espaçadas e indolores (as denominadas contrações Braxton-Hicks) que iniciam o processo de descida do bebé para o canal cervical preparando-o para o nascimento;
- Se tencionarem recolher e crio preservar as células estaminais do bebé está na altura de pesquisarem e avaliarem as várias alternativas disponíveis no mercado. Uma vez que terá que levar o kit de recolha consigo quando for para a maternidade/hospital, todas as questões contratuais devem ser realizadas com algum tempo de antecedência para não haver atrasos na entrega do kit.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.