3 Semanas de gravidez – desenvolvimento embrionário
Com 3 semanas de gravidez pode ainda possa não saber que está grávida dentro do seu útero muita coisa está a acontecer.
Cerca de 24 horas após a fecundação do óvulo, o zigoto (célula única que resulta da fusão do óvulo com o espermatozoide e que contém os 46 cromossomas com a informação genética de cada um dos pais), divide-se e subdivide-se transformando-se num conjunto de células com diferentes funções entre si (blastocisto) e que darão origem ao embrião, à placenta e às membranas que envolvem o bebé no útero.
Quando esse conjunto de células (blastocisto) se fixar no útero, a parte dele que dará origem à placenta vai começar a produzir a hormona da gravidez Beta-hCG, que por sua vez provocará um aumento da produção no seu corpo de estrogénio e progesterona.
É o aumento da hormona da gravidez Beta hCG, que possibilita ao teste de gravidez detetar se está ou não grávida, por isso nesta altura poderá fazer um teste de gravidez. Pode acontecer o resultado ser negativo, é normal, pois a quantidade da hormona da gravidez Beta-hCG pode ainda não ser suficiente para ser detetada pelo teste, caso seja negativo deverá repetir uns dias depois.
Nesta altura o seu corpo não pará dando origem a uma nova vida.
Poderá também começar a sentir alguns incómodos relacionados com a gravidez tais como:
- Sensibilidade nos seios;
- Nauseas e vómitos;
- Cansaço;
- Vontade constante de ir à casa de banho;
- Mudança e oscilação de humor;
- Obstipação;
- Alteração no paladar e olfato.
Consulte a nossa calculadora da gravidez para ficar a saber quando nascerá o seu bebé. Siga também a sua gravidez semana a semana para ficar a par do desenvolvimento do seu bebé e de tudo o que se passa no seu corpo.
Este artigo é apenas um guia de como se desenvolve um bebé dentro do útero materno, tendo presente a noção de que cada bebé cresce ao seu próprio ritmo.
Próxima semana
Página anterior