Ovulação, fecundação e implantação do óvulo fertilizado
Durante a relação sexual são lançados na vagina cerca de 100 a 200 milhões de espermatozoides. Destes, apenas uma pequena parte progride até ao interior do útero e chega às trompas de Falópio, tubos que ligam ambos os ovários (onde todos os meses um óvulo amadurece e é libertado) ao útero (onde o óvulo fertilizado se irá alojar e desenvolver).
Por volta do 14º dia do ciclo menstrual, um óvulo é libertado do ovário (ovulação) e captado pela trompa de Falópio. Ai, aguarda a chegada dos espermatozoides. Quando um espermatozoide penetra finalmente no óvulo, dá-se a fecundação.
Os dois núcleos (do óvulo e do espermatozoide) fundem-se dando origem ao zigoto, a primeira célula embrionária, que contém a mistura do material genético de ambos pais. Esta célula rapidamente se começa a multiplicar e inicia a sua descida pela trompa de Falópio em direção ao útero, onde se irá agarrar firmemente à sua parede nos próximos dias (implantação).
Entre o 5º e o 7º dia após a ovulação, o óvulo implanta-se no útero (implantação), fixando-se nas suas paredes. Será aqui que se vai desenvolver e crescer até ao nascimento.
À medida que o zigoto desce em direção ao útero e as suas células se multiplicam, o seu útero está em constante transformação para preparar a chegada do embrião.
A falta da menstruação é um dos primeiros sinais de que pode estar grávida. Deve aguardar algum tempo para fazer o teste de gravidez depois de lhe faltar o período, pelo menos uma semana, para evitar falsos negativos.
O teste de gravidez pode ser comprado numa farmácia e funciona mediante a deteção da chamada “hormona da gravidez”, porque aparece durante a gravidez, a HCG (Gonadotrofina Coriónica Humana).
Gravidez passo a passo – 0 a 4 Semanas
Há dois tipos de testes que pode realizar para confirmar se está grávida:
- O teste de urina: que pode ser realizado numa farmácia, em casa ou num laboratório de análises clínicas. Para obter resultados mais fiáveis, porque a ausência de menstruação pode dever-se a uma atsao e não ao facto de estar grávida, deve esperar pelo menos uma semana antes de realizar o teste e usar a primeira urina da manhã, mais concentrada.
- O teste de sangue: este teste é realizado num laboratório de análises clínicas. Este teste pode ser realizado com menos tempo, ou seja, não tem que esperar uma semana depois da data prevista para ter o período mas implica fazer uma recolha de sangue e aguardar pelos resultados.
A primeira fase do sistema nervoso do embrião está a postos e o coração em desenvolvimento começa a bater.
O tamanho aproximado do seu bebé
Semana 4 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma semente de chia.
Página índice
Próximo período
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.