À medida que o peso e o volume da barriga aumentam e o cansaço se acumulada, pode sentir alguns desconfortos como dores nas costas, sensação de pernas pesadas, tornozelos inchados, insónias ou prisão de ventre. O volume dos seus seios continua a aumentar e a vontade de ir à casa de banho com maior frequência também.
Para a dor nas costas, experimente usar uma cinta de gravidez para ajudar a suportar o peso da barriga e a corrigir a postura, faça exercícios de alongamento, use um calçado confortável, evite estar parada no mesmo local e de pé durante longos períodos de tempo e aplique calor local para relaxar os músculos.
Se sentir as pernas inchadas, especialmente ao final do dia, repouse com as pernas elevadas e use meias de descanso. Também pode experimentar massajar as pernas com um gel específico que alivia o cansaço e refresca a pele. Aconselhe-se com o seu médico.
A prisão de ventre agrava-se devido ao aumento da produção de progesterona que relaxa os músculos do intestino. A alimentação e a ingestão de líquidos são bons aliados no combate à obstipação. O exercício físico também ajuda a melhorar os movimentos intestinais e a aliviar outros desconfortos derivados do aumento do peso e perda de mobilidade.
O seu médico poderá recomendar a continuação da toma de ácido fólico e ferro.
É natural que comece a sentir as contrações de Braxton-Hicks, ou falsas contrações, que preparam o seu corpo para o parto.
Quando a mãe é Rh negativo e o seu pai é Rh positivo pode haver um problema de compatibilidade entre o sangue da mãe e o sangue do bebé. Isto porque é muito provável que o bebé herde o tipo de sangue Rh positivo do pai.
Neste caso, quando o sangue do bebé entra na corrente sanguínea da grávida, as defesas desta vão encará-lo como um invasor e produzir anticorpos contra o sangue do bebé. Estes anticorpos atravessam a placenta e podem atacar o sangue do bebé.
Se o seu grupo sanguíneo for negativo e o do pai positivo, fará a vacina imunoglobulina anti-D (anticorpos para o fator Rh) às 28 semanas de gestação ou até 72 horas após o parto se o bebé for Rh positivo e, ainda, em casos de aborto (espontâneo ou provocado), gravidez ectópica, realização de manobras invasivas (amniocentese ou biopsia das vilosidades coriónicas), versão cefálica externa (virar o bebé), descolamento da placenta, placenta prévia (placenta localizada sobre o colo do útero), traumatismo abdominal ou qualquer outra situação em que o sangue do bebé possa entrar na corrente sanguínea da grávida.
Gravidez passo a passo – 28 a 32 Semanas
Como se desenvolve o seu bebé
- O bebé pode dar a volta, virando-se de cabeça para baixo;
- O cérebro contínua a desenvolver-se;
- Os pulmões estão mais maduros segregam surfactante (substância que facilita a expiração);
- Os ossos estão completamente desenvolvidos;
- A quantidade de líquido amniótico vai diminuindo e o feto ocupa cada vez mais espaço;
- O sistema nervoso central está cada vez mais complexo;
- A medula óssea substitui o fígado e o baço na produção de glóbulos vermelhos;
- Reage a estímulos sonoros, à dor, sabores e cheiros;
- Controla a temperatura corporal;
- Abre e fecha os olhos;
- O bebé engorda cerca de 200 g por semana.
Se ainda não preparou a mala para a maternidade, está na altura de o fazer para que prepare tudo com tempo e calma.
O tamanho aproximado do seu bebé
Semana 29 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma abóbora manteiga pequena.
Semana 30 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma couve portuguesa.
Semana 31 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de um coco.
Semana 32 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma meloa.
Próximo período
Período anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.