O seu corpo, sintomas e exames
Por esta altura, surgem os primeiros sintomas associados à gravidez. Ao longo das próximas semanas, ocorrem uma série de alterações hormonais que afetam todos os órgãos e sistemas do seu corpo.
À media que o bebé cresce e se desenvolve, o seu corpo trabalha e adpata-se às necessidades nutricionais do bebé e ao seu crescimento no útero.
Sintomas da gravidez
Entre os sintomas mais frequentes do início da gestação encontram-se:
Ausência de menstruação
Quando está grávida, os seus ovários deixam de produzir novos óvulos e o ciclo fica suspenso até ao nascimento do bebé.
Desta forma, o seu corpo impede uma nova gravidez e concentra todas as suas energias no desenvolvimento do bebé.
Náuseas e vómitos
As náuseas e vómitos nas primeiras semanas da gestação são muito comuns, afetando cerca de 50 a 90% das grávidas.
As naúseas e vómitos aparecem por volta das 5-6 semanas e desaparecem após as 12-16 semanas. No entanto, algumas mulheres têm este sintoma até ao final da gravidez. Nestes casos, deve ser dada ainda mais atenção à alimentação para que não faltem nutrientes ao bebé e à própria mãe.
Para contornar as náuseas e vómitos, faça pequenas refeições ao longo do dia, coma uma bolacha de água e sal antes de se levantas, evite refeições fortes e condimentadas, evite cheiros intensos e que lhe desagradam e coma de 3 em 3 horas.
Se os sintomas persistirem e não se conseguir alimentar convenientemente, se tiver diarreia, dor abdominal ou vertigens, fale com o seu médico uma vez que não deve tomar qualquer medicação sem prescrição e acompanhamento médico.
Tensão mamária
O aumento da produção hormonal – hormonas HCG (Gonadotrofina Coriónica Humana), progesterona e estrogénios – provoca o aumento da sensibilidade mamária. Os seus seios ficam mais tensos, firmes e dolorosos. Até pode notar um aumento do seu volume.
Cansaço
Durante o primeiro trimestre pode sentir-se mais cansada e sonolenta. Geralmente, este estado melhora no segundo trimestre, altura em que se sente com mais energia, e volta a acumular-se ao longo do terceiro trimestre, fruto do aumento do tamanho e do peso do bebé.
Gravidez passo a passo – 4 a 8 Semanas
A primeira consulta pré-natal
Por esta altura deverá ter a sua primeira consulta pré-natal com o seu médico de família ou com um obstetra.
Nesta consulta, o médico faz o levantamento da história clínica dos pais e respetivas famílias, regista o primeiro dia da sua última menstruação e, com base nisso, calcula a data provável para o parto. Se tiver dúvidas sobre a data da sua última menstruação, o médico poderá realizar uma ecografia para datar devidamente a gravidez.
Normalmente, é feita observação ginecológica e o Papanicolau caso o último exame tenha sido realizado há mais de 1-2 anos.
Serão pedidas as primeiras análises de rotina que deve fazer em jejum. Também poderá ser prescrita a suplementação de ácido fólico, caso ainda não o esteja a tomar. O ácido fólico é importante para a prevenção dos defeitos do tubo neural do bebé e, por norma, a toma deve ser iniciada 3 meses antes de se tentar engravidar.
Aproveite esta consulta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a alimentação e hábitos nocivos para o bebé.
Como se desenvolve o seu bebé
A partir das 4-5 semanas, se for realizada uma ecografia, já é possível observar um pequeno saco gestacional dentro do útero. Algumas mulheres mais ansiosas com a gravidez podem pedir ao médico para realizar a ecografia para se certificarem que está tudo a correr como o previsto.
A primeira estrutura a ser visível dentro do saco gestacional é a vesícula vitelina e em seguida o embrião.
Nesta fase a até ao final do 1º trimestre, os órgãos e tecidos do embrião estão em formação e, por isso, este é o período mais sensível do desenvolvimento embrionário.
Por volta das 5-6 semanas já é possível observar os batimentos cardíacos do pequeno embrião. A frequência cardíaca do embrião ronda os 150 batimentos por minuto sendo mais elevada que a do adulto.
O tamanho aproximado do seu bebé
Semana 5 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma semente de sésamo.
Semana 6 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma lentilha.
Semana 7 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de um mirtilo.
Semana 8 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de um feijão vermelho.
Próximo período
Período anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.