Muitas mulheres são surpreendidas com o aparecimento de borbulhas durante a gestação. A causa: as alterações hormonais durante a gravidez. Como tratar a acne na gravidez? Que cuidados ter com a pele para evitar o excesso de oleosidade e melhorar o conforto?
Acne na gravidez
O que é a acne?
A acne é uma doença da pele na qual os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células da pele mortas. Normalmente, as áreas mais afetadas são a face, pescoço, peito, costas e ombros, uma vez que é nestas regiões que existe maior concentração de folículos sebáceos.
Porquê a acne na gravidez?
Na mulher grávida, o aumento de produção sebácea pode ter como resultado o desenvolvimento de borbulhas ou pontos negros e mesmo acne. O aumento da produção hormonal é o principal responsável por este desequilíbrio ao nível da pele.
Todas as mulheres correm o risco de desenvolver acne na gravidez. Contudo, as mulheres que tiveram acne na adolescência apresentam maior suscetibilidade para alterações cutâneas na gestação.
Reforçar os cuidados de higiene da pele e usar produtos cosméticos específicos pode ajudar a minimizar o problema. Fale com o seu médico ou marque uma consulta no dermatologista informando-o que está grávida.
Como tratar a acne na gravidez?
Os tratamentos para a acne podem ser locais ou orais. Os medicamentos orais não devem ser utilizados, sobretudo no primeiro trimestre da gravidez. O tratamento da acne baseia-se na redução na produção de gordura, na aceleração da renovação das células da pele, no controlo da infeção e na redução da infeção.
O tratamento da acne na gravidez deve ser realizado, unicamente, de acordo com as indicações de um médico dermatologista.
A maioria dos medicamentos contra a acne são contra-indicados na gravidez devido à presença de substâncias nocivas (nomeadamente, isotretitoína, tretinoína, retinol, peróxido de benzoílo), para o desenvolvimento do bebé.
Também durante a amamentação o tratamento da acne deve ser decidido pelo médico dermatologista.
Cuidar da pela com acne na gravidez
Algumas medidas podem ajudar a manter a acne controlada e a melhorar a aparência da pele. Não espremer as borbulhas e os pontos negros, escolher cuidadosamente os produtos cosméticos e uma boa alimentação estão entre os cuidados a observar.
- Lavar o rosto suavemente com um produto suave duas ou três vezes por dia;
- A pele deve ser tratada com delicadeza: use pouco produto de lavagem e limite o número de exfoliações;
- Use um produto hidratante sem óleo e que seja não comedogénico (ou seja, que não obstrua os poros);
- Todas as substâncias que possam irritar a pele devem ser evitadas, bem como o contacto da pele com o cabelo, objetos, suor e gorduras (evite a fricção da pele com o telemóvel);
- Limpe cuidadosamente todos os objetos que usa para se maquilhar ou cuidar do rosto;
- As lesões da pele nunca devem ser espremidas para evitar a formação de cicatrizes ou a infeção;
- Evite a exposição ao sol;
- Use diariamente um protetor solar de rosto sem filtros químicos, com protecção solar muito elevada e sem parabenos (aplique depois do creme hidratante);
- A maquilhagem pode irritar a pele e deve ser escolhida com a ajuda do dermatologista. Se for utilizada, deve ser retirada ao deitar;
- Cuide da sua dieta e evite o açúcar;
- Beba muita água.