Muitos pais se deparam com a decisão de criopreservar ou não as células estaminais do cordão umbilical do bebé. Apesar do enorme potencial da criopreservação destas preciosas células, os pais que decidam não o fazer, poderão optar por doá-las. Atualmente a Crioestaminal disponibiliza duas opções diferentes: guardar ou doar as células estaminais do cordão umbilical do seu bebé. Saiba como neste artigo.
Afinal, porque são as células estaminais tão importantes?
Este ponto é fundamental. Para respondermos a esta pergunta, temos, pois, que explicar um pouco o que são e quais os potenciais deste tipo de células. Também chamadas células precursoras ou células mãe, as células estaminais são células com capacidade para darem origem às células especializadas que constituem os tecidos e órgãos do nosso corpo.
As células estaminais definem-se, assim, por duas propriedades básicas: a capacidade de se autorenovarem indefinidamente num estado indiferenciado e a possibilidade de se diferenciarem num ou mais tipos de células especializadas. Estas células têm a capacidade de substituir células lesadas ou destruídas e regenerar tecidos danificados. Podem se usadas no tratamento de dezenas de doenças.
Para além disso, as células estaminais são usadas na investigação de doenças como paralisia cerebral, autismo, diabetes tipo 1 e lesões da espinal medula, entre outras.
Portanto, as células estaminais são de enorme valor pois desempenham um importante papel tanto no tratamento de mais de 80 doenças, como na investigação.
Guardar ou doar as células estaminais do meu bebé?
Considerando, então, o enorme valor das células estaminais, a Crioestaminal oferece duas opções para aproveitar o seu potencial: guardá-las para utilização da própria família, ou colhê-las para doação no contexto da Investigação & desenvolvimento, contribuindo, assim, para o avanço da medicina.
Neste sentido, este laboratório líder em Portugal de células estaminais disponibiliza dois bancos distintos, para estas duas opções:
- Guardar as células no BANCO FAMILIAR CRIOESTAMINAL: permite criopreservar as células estaminais do bebé disponibilizando-as se necessário ao próprio e familiares compatíveis para tratar doenças
- Doar as células ao BANCO DE INVESTIGAÇÃO CRIOESTAMINAL: é um serviço gratuito para os dadores. Este Banco de Investigação permite que os investigadores acedam a este bem, evitando, assim, o “desperdício” de células estaminais que podem salvar vidas
Guardar as células estaminais do meu bebé
Este serviço é o ideal para quem pretende guardar as células para uso do próprio e familiares compatíveis . As células estaminais do bebé são recolhidas no parto preservadas no BANCO FAMILIAR CRIOESTAMINAL. É um serviço pago em que as células, permanecem disponíveis durante 25 anos caso sejam necessárias para o tratamento de dezenas de doenças. As características principais desta modalidade são:
- Possibilidade de guardar sangue e tecido do cordão umbilical
- Opção de tratamento para mais de 80 doenças
- Acesso imediato à amostra em caso de necessidade
- Inexistência de risco de rejeição em transplantes autólogos
- Guardar um bem que está a ser investigado para o tratamento de 40 doenças adicionais
A Crioestaminal disponibiliza ainda um Programa de Colheitas Dirigidas. Esta opção tem o intuito de apoiar famílias que correm o risco acrescido de necessitar de um transplante de Sangue do Cordão Umbilical (SCU). Esta solução não apresenta qualquer custo para os pais, e inclui as vantagens do BANCO FAMILIAR CRIOESTAMINAL.
Doar as células estaminais do meu bebé
Para evitar o desperdício de células estaminais, a Crioestaminal criou o BANCO DE INVESTIGAÇÃO CRIOESTAMINAL. Este banco permite que todos os investigadores possam aceder a este bem precioso, no âmbito dos seus projetos de investigação.
Esta solução é gratuita e destina-se às famílias que optam por não guardar as células do cordão umbilical. Sem qualquer compromisso podem doá-las, contribuindo assim para a evolução da investigação no tratamento de várias doenças. É a opção certa para quem deseja contribuir para o avanço da medicina, e para a sociedade. Paralelamente, garante que um bem precioso como o sangue do cordão umbilical não seja descartado.
Esta doação funciona como uma dádiva de sangue. Com efeito, o dador não tem direitos sobre a amostra, mas dá um precioso contributo para o avanço da medicina.
A Crioestaminal é o laboratório líder em Células Estaminais, eleito pelos consumidores portugueses na categoria de Criopreservação do Prémio Cinco Estrelas e como a marca n.º 1 no Prémio Escolha do Consumidor, pelo 8.º ano consecutivo.
Para saber mais: Crioestaminal