Com quantas semanas o bebe encaixa? Normalmente, o bebé desce e encaixa-se na cavidade pélvica algumas semanas antes do parto, por volta das 36 – 38 semanas. Contudo, e sendo este um dos sinais de que o nascimento está para breve, a gravidez ainda se pode prolongar por mais algumas semanas.
Com quantas semanas o bebe encaixa?
Nas últimas semanas da gravidez, o seu corpo e o seu bebé começam a preparar-se para uma nova fase: o nascimento.
O bebé continua a crescer e a acumular gordura ao mesmo tempo que amadurece os pulmões para conseguir respirar autonomamente logo após o nascimento.
A maioria dos bebés dá a volta e “encaixa-se” na cavidade pélvica da mãe a partir das 36 – 38 semanas. Esta posição, em conjunto com as contrações, facilita a progressão do feto no canal de parto nas fases iniciais do trabalho de parto. Contudo, se o seu bebé ainda não deu a volta nesta altura, isso não significa que ainda o possa fazer até ao parto.
Nas consultas do fim da gravidez, o médico irá observar a posição do bebé e determinar se existe algum fator de risco para o parto vaginal podendo optar, se necessário, por fazer uma cesariana.
Quando se considera que o bebé “encaixou”?
Considera-se que o bebé está “encaixado” quando está com a cabeça (ou as nádegas) fixa(s) na pelve da mãe.
Nesta fase, o espaço no útero é mais limitado e, nesta posição, o bebé tem menos liberdade de movimentos. Contudo, isto não significa que não se mexa. Um dos fatores de avaliação do bem-estar fetal é mesmo a contagem dos movimentos do bebé.
Para as mulheres que já tiveram filhos anteriormente, é mais frequente que o bebé “encaixe” mais tarde, mais próximo da data do parto.
Há forma de saber que o bebé encaixou?
Quando o bebé desce e se “encaixa”, pode notar que a barriga desceu, que consegue respirar melhor (a pressão exercida pelo corpo do bebé sobre o tórax da mãe fica aliviada) ou que tem menos azia (ao descer, o bebé faz menos pressão no estômago o que facilita a digestão).
Por outro lado, a pressão sobre a bexiga aumenta e terá vontade de ir à casa de banho com maior frequência. Algumas mulheres também sentem cãibras e os tornozelos ficam mais inchados.
E se o bebé não der a volta?
A partir das 36 semanas + 0 dias, caso o bebé se encontre em situação transversa (quando o bebé não está virado de cabeça para baixo) ou em apresentação pélvica (quando o bebé está sentado) e não haja contra-indicação para a sua realização, poderá ser realizada a versão cefálica externa. Esta manobra tem como objetivo ajudar o bebé a adotar a posição mais favorável ao parto vaginal.
O momento ideal para sua execução ronda a 37ª semana (início do 9º mês) não só porque permite que até aí o bebé se vire de cabeça para baixo espontaneamente mas, também, porque, no caso de ser necessária uma cesariana de emergência, existe maior probabilidade de maturidade fetal, sobretudo dos pulmões.
Posição do bebé e sinais do início do trabalho de parto
Nas últimas consultas da gravidez, o médico irá avaliar se existe algum sinal de que o parto está para breve. Para além disso irá observar:
- Se o bebé já desceu e se “encaixou” na cavidade pélvica;
- Se deu a volta, posicionando-se de cabeça para baixo (apesar de nem todos os bebés adotarem esta posição);
- Se existem sinais de apagamento ou extinção do colo do útero (se está mais curto);
- Se existe dilatação (o trabalho de parto inicia-se quando atinge os 3-4 cm de dilatação);
- Se o colo do útero começou a amolecer ou se continua firme;
- Se o colo do útero avançou para a frente da vagina ou continua posicionado atrás.
Contrações do trabalho de parto
As contrações do parto, ou contrações verdadeiras, são regulares e progressivas, aumentando de frequência, intensidade e duração ao mesmo tempo que o bebé desce gradualmente pelo canal de parto.
A primeira fase do trabalho de parto é a mais prolongada e variável sendo constituída por 3 sub-fases:
- Fase latente: inicia-se com o aparecimento das contrações leves com um intervalo de 10 a 15 minutos entre si e com a duração de 15 a 20 segundos. Nesta fase, atinge 4 cm de dilatação.
- Fase ativa: descida fetal contínua, com contrações com duração de 30 a 45 segundos em intervalos de 5 minutos. Atinge 4 a 7 cm de dilatação.
- Fase de transição: contrações com duração de 60 a 90 segundos e grande vontade de fazer força. Atinge 8 a 10 cm de dilatação.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.