Depilar ou não os pêlos púbicos antes do parto? Esta é uma pergunta que muitas mulheres se colocam. Acima de tudo, é uma questão de opção pessoal. Há mulheres que não se importam minimamente com os pêlos púbicos enquanto que outras fazem questão em fazer uma depilação total.
Atualmente não é habitual raspar os pêlos púbicos (tricotomia perineal) no hospital / maternidade. Os pêlos só são raspados se necessário e com consentimento da mulher.
Depilação para o parto, sim ou não?
A depilação dos pêlos púbicos antes do parto pode ter algumas vantagens:
- Para algumas mulheres é constrangedor ser depilada num ambiente pouco privado;
- Como será observada por vários profissionais de saúde, poderá sentir-se mais confortável se tiver a depilação feita;
- Facilita a higiene íntima no pós parto.
Contudo, não é necessário fazer uma depilação total.
Informe-se no hospital / maternidade qual o procedimento que recomendam para que possa tomar a sua decisão com tempo.
Depilação para parto natural
Nos partos normais pode ser necessário fazer um pequeno corte entre a vagina e o anûs (episiotomia) para evitar lacerações e ajudar o bebé a nascer mais rapidamente. Se não estiver depilada, pode haver necessidade de rapar os pêlos no hospital / maternidade.
Se fizer depilação a cera, faça-o todos os meses (para os pêlos não crescerem tanto e sentir menos dor) e vá depilando sempre um bocadinho mais para o interior. Assim, quando se aproximar o parto, não precisa de depilar uma área muito grande.
A depilação a cera pode ser mais dolorosa na gravidez uma vez que o seu corpo está mais sensível.
Depilação para cesariana
Se está programada uma cesariana e não tem por hábito depilar as virilhas, não precisa de o fazer. Se for necessário cortar ou aparar os pêlos, o médico ou a parteira fá-lo-ão.
Quando fazer a depilação?
Se tem o parto agendado para um dia específico, pode fazer a depilação até dois dias antes do parto. Quer use cera, máquina de depilar ou lâmina, os cuidados ao depilar devem ser redobrados para evitar o risco de lesões cutâneas, que podem resultar em infeções ou pêlos encravados.
Se optar pela lâmina, use uma nova e um gel depilatório. Como o gel prepara o pêlo para o corte e ajuda a lâmina a deslizar, evita passar a lâmina mais do que uma vez no mesmo local. Tenha muito cuidado para evitar pequenos cortes que podem causar infeções, ardor e irritação da pele.
A lâmina tem o inconveniente de os pêlos nascerem rapidamente, causando comichão que se junta ao desconforto causado pelo processo do parto.